e um bom gancho pra discutir psicologia da gestalt, que tem tudo a ver com o design, penso eu...o assassinato foi um fato, ou uma interpretação?
Sim, o que o protagonista pensa ter descoberto não pode ser comprovado apenas pela observação de fragmentos. O modo de interpretar do repórter fotográfico, meio que por rotina da profissão, é 'buscando' o acidente/o feio/o crime. O que se repetiu na forma dele olhar pela janela.
O pessoal da sala e o professor levantaram outros pontos que eu não tinha percebido. Um deles é o fato da Grace Kelly ser o par do protagonista. Já que ele 'busca' o acidente, ela serve de contra-ponto sendo quase perfeita. O que é confirmado pois ela aparece numa foto em negativo nos primeiros minutos do filme, e depois surge em cena pela primeira vez como uma sombra sobre o fotógrafo.
Aliás, acredito que essa é uma aula que você gostaria de ver. Teve uma aula que o professor recomendou uma longa lista de livros (passando por Dickens, Lampedusa, Stendhal, Conrad, Balzac, Oscar Wilde, Flaubert, Alan Poe, Dostoievski e Tolstói).