Last.FM

Coloque aqui o que você está ouvindo, as novas tendências
Dicas de como pegar MP3 ou ouvir rádios on-line, shows no Brasil

Last.FM

Postby telles » 26 Mar 2006, 21:59

Imagine uma Rede Social.... só que baseada no que você ouve.

Serviço compara as músicas ouvidas pelo usuário com o repertório da comunidade.

Redes sociais, como o Orkut e o MySpace, ajudam a juntar pessoas graças às suas afinidades gerais - a idolatria por um artista, a prática de um esporte ou a crença em uma religião, entre tanto exemplos. O Last.FM se propõe à mesma integração com o uso de apenas um fator: a música.

O site é, atualmente, a rede social musical mais influente e popular da rede. Grande mérito do serviço é a facilidade com que o usuário participa do Last.FM. Usuários do Winamp, iTunes ou Windows Media Player baixam um pequeno software que se integra ao aplicativo multimídia preferido do usuário.

O software computa todas as músicas escutadas pelo usuário e as envia para o serviço, que computa as canções mais ouvidas e artistas preferidos. Ao cruzar dados com todos os outros usuários do serviço, o Last.FM sugere indivíduos com o gosto semelhante ao seu ou artistas que se pareçam com o som que você está acostumado a ouvir.

As informações são computadas na página pessoal de cada usuário, que podem ser reviradas por qualquer usuário do serviço, no mesmo estilo fução que dá ao Orkut a popularidade que tem hoje. As semelhanças com a rede social, do Google, porém, vão até a presença de grupos onde usuários podem demonstrar seus gostos musicais.

O Last.FM é mais amplo. O serviço oferece uma rádio online, pela qual, após baixar um aplicativo próprio, pode ouvir músicas que circulam pela comunidade online e traz um sistema de classificação de músicas por etiquetas ("tags", em inglês), tecnologia pilar do conceito de Web 2.0.

Com as diferentes "tags", é mais fácil encontrar artistas desconhecidos de determinado estilo musical.

Dentre os artistas mais escutados entre os usuários brasileiros do Last.FM, U2, The Strokes e Franz Ferdinand apareciam nas primeiras posições. A única banda brasileira entre as 50 mais ouvidas são os cariocas dos Los Hermanos.

Para quem curte música além dos hits radiofônicos e dos downloads manjados da rede, o Last.FM pode se tornar um vício incorrigível.
http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/ ... ticia_view



Achei a idéia interessante. Estou testando. Vamos ver

http://last.fm
Telles

Conheça aqui a Vergonha Nacional
User avatar
telles
Saidero GoldMember
Saidero GoldMember
 
Posts: 1142
Joined: 10 Sep 2003, 19:47
Location: With Six Are Underground

Postby Danilo » 12 Aug 2007, 16:27

Saiu uma versão do site em português: lastfm.pt. Estou usando a original mesmo e estou gostando bastante!
:cool:

Foi-se o Pandora, e esse parece ser o substituto. Nem é preciso estar cadastrado pra usar. Aliás, estou começando a enjoar de fazer cadastro em redes sociais ou perfis de login. Orkut, myspace, multiply, linkedin... perdi a conta já.
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Last.fm

Postby Danilo » 10 Dec 2007, 09:51

Last.fm é legal mesmo, ainda que não se use um login!

Já descobri umas músicas do The Killers que não conhecia, um tal de Jeff Buckley que é legal, e também uma música tema do filme Snatch.
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

além do Last.FM

Postby Danilo » 29 May 2008, 00:00

Esse Last.fm está crescendo. Já tem uma porrada de recursos.

Desde janeiro, quem mora nos EUA, Inglaterra e Alemanha, pode ouvir faixas e até álbums completos de graça. Fizeram acordo com EMI, Sony BMG, Universal e Warner. Em maio, começaram a ter um canal com vídeos de entrevistas com artistas. Sem falar na variedade de listas e estatísticas (Top Artists, Top Tracks, Top Albums, Weekly Top Artists e Weekly Top Tracks). Os mais tocados dessa semana foram, em ordem decrescente, Radiohead, Beatles e Coldplay.

Falta inventarem um gerenciador de redes sociais que una Orkut, LinkedIn... mais Last.fm e RSS de blogs preferidos.
(veja viewtopic.php?p=13077#p13077)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Last.FM

Postby Danilo » 16 Jul 2008, 00:21

Mais um recurso, dessa vez externo ao Last.Fm, disponível em http://lastgraph3.aeracode.org/ Pra quem gosta de Excel é uma maravilha: pode-se ver gráficos do que você tem escutado. Meus gráficos por tempo não ficam tão legais pois passei a maior parte do ano sem logar, mas taí como exemplo:

Image
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

fim do Last.fm grátis

Postby Danilo » 25 Apr 2009, 13:59

Entrei no Last.fm hoje e vi que acabou a diversão gratuita...

A popular rádio on-line anunciou quarta-feira que os usuários fora da Alemanha, EUA ou Reino Unido terão que pagar três euros por mês, caso queiram manter o privilégio de ouvir músicas no Last.fm. Antes de pagar, porém, os usuários ganham uma cota gratuita de 30 faixas. Depois disso, só mesmo com um cartão de crédito ou uma conta no PayPal. A determinação aconteceu devido à incapacidade da receita dos anúncios em cobrir as despesas globais do site. Fosse R$3 eu até pagava, mas euros... não. É uma pena, pois o Last.fm conseguiu, pelo o que me lembro, superar o Pandora.com e os capengas Rádio UOL e Rádio Terra.

Alternativas citadas no site da Info:
http://musicovery.com
http://blip.fm
http://cotonete.clix.pt
http://www.dizzler.com
http://soundpedia.com

Alguém recomenda alguma?
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo


Return to Música

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests