Bicicleta como transporte

Carros, Motos, Barcos, Bicicletas, Tênis...

Bicicleta como transporte

Postby Danilo » 11 Oct 2006, 10:04

Bicicleta vence automóvel em "corrida" no rush paulistano

Cruzar a cidade de São Paulo de bicicleta na hora do rush só não é mais rápido do que ir de moto; depois deles vêm o ônibus, o carro, o trem (integrado com metrô) e o metrô (com ônibus). Uma "corrida maluca" realizada ontem entre seis meios de transporte diferentes, com largada às 18h na avenida Luiz Carlos Berrini (zona sul) e chegada na prefeitura (centro), verificou que o passageiro da integração ônibus/metrô pode levar 1h39min, ou 42min93s a mais que o motociclista.

As duas ciclistas chegaram em 48min20s e 52min15s; o passageiro dos ônibus (pegou dois), em 1h6m; em seguida vieram a motorista do carro (1h16m) e os que usaram a integração trem/metrô (1h23m) e ônibus/metrô.

Batizada de 1º Desafio Intermodal, a corrida foi uma iniciativa de três ONGs de ciclistas, com apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, e teve como inspiração um evento semelhante realizado em 31 de agosto no Rio. Na versão carioca, a moto e a bicicleta também chegaram antes.

(matéria completa em folha.uol.com.br)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

bicicletários

Postby Danilo » 12 Dec 2006, 00:22

Idéia já antiga, mas não estudada, pra negócio: bicicletários

É viável construir bicicletários ou estacionamentos para bicicletas? Não se pode parar em estacionamentos para carros, pois não o seguro usualmente sequer cobre motocicletas. Só o que precisa é um lugar pra prender, alguma forma de segurança como uma câmera de vigilância. Opcionalmente uma cobertura pra proteger da chuva e uma bomba de ar comprimido seriam bem vindos.

Um lugar bom para ter um bicicletário é nas estações de metrô. Na Santa Cruz tinha, mas tiraram. Teoricamente era pra ter muitos por aí, pois a lei nº 13.995, de 10 de junho de 2005, diz ser obrigatória a a criação de estacionamento de bicicletas em locais abertos à freqüência de público em todo o Município de São Paulo (órgãos públicos municipais, parques, shoppings, supermercados, instituições de ensinos públicos e privados, agências bancárias, igrejas e locais de cultos religiosos, hospitais, instalações desportivas, museus e outros equipamentos de natureza culturais).
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Postby mends » 12 Dec 2006, 10:56

bixo, se fosse pra ter, já teria...o Estado não tem nada que construir bicicletário por aí. e se fosse lucrativo, se houvesse gente disposta a PAGAR por isso, já teria.
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Postby Danilo » 09 Feb 2007, 20:44

Foi oficializada essa semana a criaçado do Plano Cicloviário da cidade de São Paulo após ser sancionado o projeto de lei 599-05, aprovado pela Câmara Paulistana em 2006.

Trocando em miúdos, a lei 14.266 funcionará com um ponto de partida e uma linha mestra para a condução das futuras políticas de inserção da
bicicleta como meio de transporte na capital paulista. Aos poucos os legisladores brasileiros estão agindo em prol da maioria de usuários de bikes do país. De acordo com dados da Abraciclo, 53% do mercado nacional de bicicletas é para transporte. A frota total é de aproximadamente 60 milhões de veículos, com uma produção anual de 5 milhões de unidades, o que nos torna auto-suficientes em relação a produção de bicicletas. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial e o quinto maior consumidor.
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Postby mends » 10 Feb 2007, 10:53

políticas de inserção da
bicicleta como meio de transporte na capital paulista


"política de inserção" me dá calafrios...
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Postby Danilo » 24 Feb 2007, 21:50

Aeeee! Bikes no metrô! Eu mesmo vi pintado no chão do metrô.

Bicicletas serão permitidas no Metrô de SP
(texto completo em globo.com)

Os ciclistas poderão transportar, a partir de sábado (24), suas bicicletas em vagões do Metrô de São Paulo. A entrada será liberada apenas aos sábados, das 15h às 20h, e aos domingos e feriados, das 7h às 20h. O transporte só poderá ocorrer no último vagão, e será proibido ficar sobre a bicicleta dentro das estações e dos trens.

De acordo com o Metrô, os embarques e desembarques com bicicletas só poderão ocorrer na região da porta em que o piso da plataforma da estação tenha comunicação visual de identificação do embarque específico.
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Postby Aldo » 27 Feb 2007, 15:29

Elas serão permitidas em todas as estações dos trens metropolitanos durante o mesmo horário, ou seja, eu posso sair da estação perto de casa e parar na Paulista ou no Parque Ecológico do Tietê (na estação Eng. Goulart) lá perto de Cumbica, ir para o Tucuruvi e de lá para o Horto, isso sem contar ir para a USP, Parque Villa Lobos, ficar um pouquinho mais perto do Ibirapuera.
AF
Estuda Danil, ops, essa fase já passou, mas continue estudando...
Pedala Robinho!
User avatar
Aldo
Saidero GoldMember
Saidero GoldMember
 
Posts: 1162
Joined: 16 Sep 2003, 08:19
Location: OZ

Postby telles » 27 Feb 2007, 15:45

Ou fazer uma visita em casa, que é do lado do metrô! :cool:
Telles

Conheça aqui a Vergonha Nacional
User avatar
telles
Saidero GoldMember
Saidero GoldMember
 
Posts: 1142
Joined: 10 Sep 2003, 19:47
Location: With Six Are Underground

Postby Danilo » 27 Feb 2007, 21:55

Espera então a Isabella ficar maior pros "tios" a levarem de metrô e cadeirinha de bike pra conhecer o Parque Anhanguera.

Aliás, já quase dá pra fazer isso com o Fernando!

:danilo:
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Postby Danilo » 06 Mar 2007, 23:49

Image

No site do Metrô tem até um mapa com indicações de parques próximos das estações: http://www.metro.sp.gov.br/noticias/cam ... f/guia.pdf

Mas agora eu lembrei de um detalhe. Desde a integração do Bilhete Único com o Metrô, em todos os dias e horários (incluíndo finais de semana) os vagões estão sempre relativamente cheios. Será que vai ter espaço pra bicicleta mesmo que seja apenas no último vagão?
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Bicicleta de carga

Postby Danilo » 17 Oct 2007, 00:04

Bicicleta de carga é campeã de venda
Modelos representam 53% das 5,2 milhões vendidas por ano


Quarenta milhões de brasileiros que utilizam a bicicleta como meio de transporte e trabalho. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), a frota nacional de bicicletas que não se destinam somente ao lazer é duas vezes maior que a de carros usados para o mesmo fim.

No Brasil são produzidas cerca de 5,2 milhões de bicicletas ao ano. Pouco mais da metade (53%) são bicicletas de transporte. Depois, vêm as infantis (29%), de lazer (17%) e esportivas (1%). Segundo os fabricantes, o consumo de bicicletas de transporte tem crescido nos últimos anos graças ao aumento da oferta de crédito no varejo.

Image

A bicicleta mais vendida da Caloi, empresa líder de mercado, é um modelo de transporte chamado Poti. São 100 mil unidades ao ano, a um custo em torno de R$ 300. 'Vende bem mais do que as bicicletas de passeio ou mountain bikes', diz a diretora de Marketing da Caloi, Juliana Grossi. 'Não podemos dizer que é a mais vendida do País, porque nesse segmento concorremos com bicicletas montadas, de custo muito mais baixo.'

Preço é o item mais importante para o consumidor típico desse produto. Depois ele avalia os acessórios e a marca. Bicicletas de fabricantes nacionais custam, em média, R$ 350. Uma bicicleta 'montada', no entanto, pode sair por R$ 100.

Para Caloi e Sundown, o principal mercado consumidor de bicicletas de transporte é o Nordeste. 'Apesar de haver uma venda total maior no Sudeste, as bicicletas de transporte se concentram no Nordeste', diz Juliana. 'Não dá para usar os grandes centros como referência. Fora das capitais, o Brasil anda de bicicleta.'

(texto original: estadao.com.br/editoriais)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Metrô vai oferecer bicicletas

Postby Danilo » 17 Apr 2008, 12:12

Metrô vai oferecer bicicletas em estações do centro e da Paulista

Os passageiros do metrô de São Paulo terão bicicletas à disposição em algumas estações do centro e da avenida Paulista. Eles poderão utilizá-las de graça por um período curto e terão de pagar uma tarifa de aluguel para mantê-las por mais tempo.

A proposta foi acertada ontem por meio de uma parceria entre Estado, prefeitura e iniciativa privada. Os detalhes devem ser definidos dentro de duas semanas. O objetivo, nas palavras do secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, é incentivar os deslocamentos de bicicleta em pequenos trajetos da capital paulista e ajudar a descongestionar a rede de metrô na região central. Com a medida, a expectativa é que parte dos passageiros possa evitar alguns trechos menores às vezes superlotados na malha sobre trilhos, com a opção de pegar a bicicleta e deixá-la em outras estações ou em alguns pontos de entrega. Portella afirma que a implantação do novo sistema deverá ocorrer até julho deste ano.

O financiamento das bicicletas e a instalação de estruturas nas estações ficará inicialmente a cargo da seguradora Porto Seguro —em troca da visibilidade da marca em bicicletas e estacionamentos—, mas outras empresas interessadas devem ser aceitas. Além do metrô e da seguradora (que já tem um programa de oferta de bicicletas em alguns estacionamentos), a reunião que acertou parte do projeto ontem teve a participação da prefeitura -incluindo Eduardo Jorge, secretário de Verde e Meio Ambiente.

Equipes ligadas à Emurb e à Lei Cidade Limpa, que restringe a propaganda nas ruas, também estiveram no encontro para ajudar a definir as restrições legais. Até maio, serão detalhadas as estações que terão as bicicletas, a quantidade delas à disposição, o tempo de gratuidade e a tarifa do aluguel.

Em São Paulo e no Brasil, muitos técnicos criticam a falta de infra-estrutura e facilidades para esse tipo de transporte (como ciclovias e bicicletários). Segundo dados do Ministério das Cidades, existem no país 60 milhões de bicicletas —uma para cada três habitantes. Mas elas são usadas só em 2,7% dos deslocamentos.

(fonte: folha.uol.com.br)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Bicicleta como transporte

Postby mends » 17 Apr 2008, 14:49

PUAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHHAHAHAHAHAHAHAH

Bicicleta na Paulista??????? Onde, se não dá nem pra andar? Pra piorar AINDA MAIS o trânsito com essas bostas??

De graça???

Sabe qual vai ser a taxa de retorno????


Neguinho acha que tá na Holanda...
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Re: Bicicleta como transporte

Postby Danilo » 18 Apr 2008, 23:53

Pra piorar AINDA MAIS o trânsito com essas bostas??


Opa, opa. Bostas não. Raramente a magrela é pior que um ônibus cheio. Na área ocupada pelo ônibus, cabem umas 28 bikes. Levando em conta que elas podem se separar e ir muito mais rápido que velocidade média dos veículos motorizados em SP, pode-se contar quase a mesma lotação oficial do ônibus.

:danilo:
Ciclista eventual com surtos de agonia em ônibus lotados
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Bicicleta como transporte

Postby mends » 20 Apr 2008, 15:19

pelamordedeus...

sem seta, com velocidade baixa, ocupando muito mais espaço do que vc pensa - por conta das velocidades relativas - os ciclistas só não MORREM por conta da boa vontade dos motoristas. Bicicleta no trânsito é CAOS, é só ver o estado do transito nas grandes cidades onde elas são o principal meio transporte, na ásia.

Bicicleta atrapalha o transito, e as ruas de São paulo são estreitas para mais onibus. a solução, como em NY, é um belo metrô.
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Next

Return to Veículos

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests

cron