Resolvido Paradoxo da Viagem do Tempo

Quer viajar no tempo? Vivemos na matrix? Os recursos naturais vão esgotar? Vai chover amanhã? Pergunte ou responda aqui!

Postby tgarcia » 11 Aug 2006, 17:51

Jr, nos explique como pode uma coisa estar "colocada" em uma coisa que, como diz o Mends, "NÃO É".

e como algo pode ser infinito (em termos de espaço, não tempo).

e não me venha com o papo de que o universo está em expansão. Está em expansão para onde cara pálida? ;( :shy:


dá-lh entropia.... :P
User avatar
tgarcia
Mestre Saidero
Mestre Saidero
 
Posts: 315
Joined: 01 Dec 2003, 22:40
Location: Estamos aí...

Postby mends » 11 Aug 2006, 18:53

ora, incrédulo!! se a fronteira do Brasil expandiu-se para 17 milhões de km, essa é a evidência empírica de um Universo (hiper)inflacionário...

Nunca na história deste país a fronteira sispandiu tanto!
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Postby Danilo » 12 Aug 2006, 01:13

Minhas dúvidas persistem, ou se complicaram ainda mais... parece que não há muito um consenso sobre o tamanho do Universo. Só apenas podemos VER de onde a LUZ veio, ou seja, uns 14 bilhões de anos-luz da Terra. Daí pra frente a luz ainda não chegou, certo?

Mas afinal, o Universo tem ou não fim? E tem um ponto no 'meio' e outros 'nas berada', e os das berada estão se expandindo mais rápido?
:?

Qaunto ao Lula definindo o tamanho da fronteira do Brasil, ele só pode ter usado um modelo fractal pra medir, oras. O que não prova nada sobre a expansão, encolhimento ou mesmo a Fome Zero.
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Postby junior » 12 Aug 2006, 08:14

Vamos por partes :)

1- E qual mais ou menos é o volume do Universo?


Visível, ou seja, aquele que a luz teve tempo de chegar até a gente (lembre-se que ela viaja a velocidade c no vácuo, e portanto em um tempo finito de existência do Universo só pode ter viajado uma distância finita), o "raio" é de mais ou menos uns 15 Gpc, ou seja, uns 4 X 10^{22} km, de onde vc pode calcular um volume esférico, por exemplo.

Curioso? Cheque os números com a Cosmo Calculator (que não é Tabajara :) ) http://www.astro.ucla.edu/~wright/CosmoCalc.html

Note que a distância que a luz viaja é maior que simplesmente c X t, onde t e´a idade do Universo, uma vez que ela viaja e o Universo se expande (sim, se expande Thiago, e quando isso quero dizer que a distância entre as galáxias e aglomerados de galáxias aumenta com o tempo, e a densidade cai, exatamente como se tudo estivesse imerso numa caixa que se expande)!

2- Por que a luz não chega até o final do Universo? Ela ainda não chegou lá, cansou ou foi desviada?


Bom, tenho que concordar com o Mends: não existe, por definição, nada além do Universo, que é o todo! Mas usamos "Universo visível" para a parte do Unievrso que podemos ver.

Como isso pode ser? Pensemos:

De acordo com a Relatividade Geral (GR) de Einstein, a gravidade deixa de ser entendida como uma força de atração entre dois corpos, e passa a ser um efeito do espaço-tempo (E-T) quadridimensional. O ponto é: qualquer energia CURVA o E-T, e os corpos seguem "linhas retas" no e-t curvado.

O estudo do Universo nada mais é que aplicar as leis de GR para o Universo todo, e para isso fazemos umas aproximações, pois senão obviamente seria impossível: dizemos que o Universo é homogêneo (mesma densidade em todo lugar) e isotrópico (todos os pontos são equivalentes)! Note que isso imediatamente exclui a possibilidade de haver pontos especiais, como "centro do Universo" ou "borda".

Já vejo a cara de "MMMMmmm, que coxa". Bom, e´uma aproximação, e a melhor forma de saber se está certa ou não e´ levando a teoria a predizer várias coisas e comparar com observações. Longe de ser o ponto da resposta, so´ vou dizer que até agora todas as observações MAIS QUE CONCORDAM com esse fato: o Universo é isotrópico e homogêneo (em grandes escalas, é claro) em 1 parte em 100.000!!!

Ainda aí? Espero que sim... Como a matéria curva o e-t, é de se esperar que quanto mais, mais curva. E de fato é assim! Se pode checar que existe uma densidade (chamada de "crítica", vamos chamá-la de "d_c") do Universo: se o Universo tem uma densidade menor (ou igual) que "d_c", ele tem uma geometria hiperbólica (plana, como uma mesa).

Aí vc pergunta: como um plano ou uma superfície podem não ter borda? Minha mesa é plana e tem, a sela do cavalo do meu avô é hiperbólica e tem também :-). Bom, isso acontece pq são "finitas". Uma mesa infinita, como se pode imaginar, não tem bordas...

Por fim, se a "d_c" é maio que a crítica, o universo tem tanta energia que ele "se curva sobre si mesmo", ou seja, assume uma forma "fechada", como a superfície de uma bola. Note que a superfície de uma bola, igual que um plano infinito, não tem pontos especias (a SUPERFÍCIE!), e portanto satisfaz homogeneidade e isotropia.

Existem coisas mais absurdas que isso, mas ai´ é mais especulação...

Só para ser completo, o que as observações dizem do Universo hoje? Uma mesa, uma sela de cavalo ou uma bola? Bom, cada vez mais as observações são precisas, e a densidade é obtida hoje com precisão de cerca de 1%!! O problema é que ela cai justamente em cima da densidade crítica, e como tem um erro para cima e outro para baixo, não sabemos.

Como está bem próximo de d_c, as pessoas em geral assumem que é plano (facilita um montão de coisas, e dentro da cosmologia é um valor mais "natural"), mas bem pode ser fechado ou aberto. Fazendo propaganda, o meu último trabalho :cool: é justamente sobre a possibilidade do Universo ser ligeiramente fechado, e isso ser a razão do Universo estar em expansão acelerada apenas recentemente :-). A ver, a ver...

Respondendo sua pergunta após uma longa digressão, a luz está em todo o lugar, pela própria definição de Universo que usamos, que é homogêneo e isotrópico.

3- Se o Universo acaba num ponto (ou reta, ou plano ou sei lá onde o vento já fez a curva), o que tem para além desse ponto?

Creio que respondi em cima, não "termina" .
User avatar
junior
Grão-Mestre Saidero
Grão-Mestre Saidero
 
Posts: 887
Joined: 13 Feb 2004, 11:55
Location: Sei lá... Em algum lugar com conexão a internet! :-)

Previous

Return to Tudo aquilo que você queria saber

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests

cron