Fontes de energia diferentes

Novidades, informática e internet

Fontes de energia diferentes

Postby Danilo » 09 Jan 2008, 14:58

Empresa holandesa usa calor do asfalto para gerar energia

Uma empresa da Holanda desenvolveu uma técnica para utilizar o calor armazenado no asfalto de estradas e estacionamentos para aquecer casas e escritórios. Dada a crescente preocupação com o aquecimento global, o sistema desenvolvido pela Ooms Avenhorn Holding BV já não parece tão "maluco" quanto parecia quando foi idealizado, há 10 anos.

Atualmente, a energia solar coletada de uma faixa de asfalto de estrada de cerca de 182 metros e um pequeno estacionamento ajuda a gerar energia elétrica para 70 apartamentos de um prédio na cidade de Avenhorn, na Holanda.

Já um centro industrial com quase 15 mil metros quadrados na cidade de Hoorn recebe a energia de mais de 3 mil metros quadrados de asfalto. Além disso, as passarelas de asfalto presentes em uma unidade da Força Aérea holandesa estão sendo utilizadas para gerar energia para um hangar.

O sistema Road Energy System é um dos modos pelos quais os cientistas estão tentando aproveitar a energia solar, considerada uma das mais abundantes, renováveis e acessíveis formas de energia.

Entretanto, atualmente a energia solar é responsável por apenas 0,04% da energia global. O resultado pode ser explicado pelos altos custos de produção dessa energia e pela pouca eficiência energética dos sistemas que a utilizam atualmente.

Apesar, disso alguns pesquisadores apostam que isso vai mudar daqui para frente. Na última década tem se intensificado as pesquisas na área, o que já gerou um aumento na eficiência das células fotovoltaicas. O desafio agora é fazê-las mais competitivas com outras formas de energia --sem necessidade de recorrer a subsídios governamentais.

(folha.uol.com.br/folha/ambiente)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Bahrain World Trade Center

Postby Danilo » 22 Apr 2008, 11:17

Energia eólica não é uma novidade. Mas e se as turbinas estiverem num prédio? Passou um documentário ontem no National Geographic sobre uma construção incomum.

Image

É o World Trade Center de Bahrein. São duas "velas" de vidro de 50 andares e mais de 240 metros de altura no litoral do Golfo Pérsico. É a primeira vez que turbinas de vento são integradas em grande escala a um arranha-céu. Três enormes turbinas fornecem eletricidade ecológica aos edifícios. Um arquiteto da Africa do Sul bolou a maluquice e deu um trabalho do cão pros engenheiros dinamarqueses colocarem as turbinas e pás lá.
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo


Return to Tecnologia

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests