Aprendendo Economia

Piadas
Achados na Internet
E-mails engraçados ou quase

Aprendendo Economia

Postby Danilo » 22 Jul 2005, 13:19

Você já deve ter lido isso, mas os 3 "breves" exemplos finais são muito bons, confira:

FEUDALISMO - Você tem duas vacas. Seu senhor pega parte do leite para ele. A Igreja pega outra parte. Sobra um pouco pra você sobreviver.

SOCIALISMO - Você tem duas Vacas. O governo as tira de você e as coloca num curral, juntamente com as vacas de todo mundo. Você tem que cuidar de todas as vacas. O governo lhe dá um copo de leite.

COMUNISMO RUSSO - Você tem duas vacas. Você tem que cuidar delas, mas o governo fica com o leite todo. Você rouba o máximo possível do leite e o vende no mercado negro.

COMUNISMO CAMBODJANO - Você tem duas vacas. O governo pega as duas e fuzila você, acusando-o de ser um capitalista criminoso centralizador dos recursos de produção da Nação e causando a fome de seu Povo.

DITADURA IRAQUIANA - Você tem duas vacas e é fuzilado por suspeita de serem instrumento do imperialismo americano com o objetivo único de contaminar todos os rebanhos do país.

DEMOCRACIA REPRESENTATIVA BRITÂNICA - As duas vacas estão loucas, mas a família real mantém as aparências perante a imprensa.

CAPITALISMO NORTE AMERICANO - Você tem duas vacas. Você vende uma delas e compra um touro, que usa para inseminar a outra vaca e também as demais vacas do pedaço (cobrando pela cobertura, naturalmente). Depois, começa à exportar esperma bovino para mercados emergentes. Após vários anos de expansão, sua empresa lança uma oferta pública inicial para ser apresentada na Bolsa de Valores de Nova York. A Comissão de Valores Mobiliários abre um processo contra você e sua mulher por negociação com informações privilegiadas.Depois de uma longa e cara briga nos tribunais, você é considerado culpado e condenado a 10 anos de prisão, dos quais acaba cumprindo sete semanas. Quando sai da cadeia, você compra duas galinhas. Aí você vende uma delas, compra um galo.

CAPITALISMO DE HONG KONG - Você tem duas vacas. Você vende três delas à sua empresa de capital aberto, usando cartas de crédito abertas pelo banco de seu cunhado, depois executa um swap de dívida por crédito com uma oferta global associada, de modo a receber todas as suas vacas de volta, com redução de impostos por manter cinco vacas. Os direitos ao leite de seis vacas são transferidos, via uma holding panamenha, a uma empresa com sede nas Ilhas Cayman, de propriedade secreta do acionista majoritário, que revende os direitos do leite de todas as sete vacas à empresa de capital aberto, enquanto adia o pagamento do produto da venda. O relatório anual diz que a empresa possui oito vacas, com opção para aquisição de mais uma. Enquanto isso, você vende suas duas vacas para uma nova seita recém fundada na Índia por seu cunhado, ao preço unitário de US$ 1 milhão por tratarem-se de animais sagrados realizadores do
milagre da multiplicação.

CAPITALISMO MICROSOFTIANO (MERCADO DE "LIVRE CONRORRÊNCIA") - Você tem duas vacas. Seu vizinho - Biu Gueites - faz uma oferta para comprar as duas de você, que não tem interesse no negócio. Após meses de tentativas infrutíferas, o Sr. Biu Gueites compra duas cabras e inicia uma campanha de marketing na região demonstrando as vantagens do leite de cabra em relação ao de vaca. Após algum tempo, os consumidores acostumam-se com o leite de cabra - vendido diretamente pelo Sr. Biu Gueites - e passam à exigir tal produto nos pontos de vendas tradicionais. Um reduzido grupo de não consumidores de leite de cabra, após vários desarranjos intestinais ao experimentarem o novo padrão em leite não se convence com os argumentos do produtor, "que o problema não está no leite de cabra e sim na configuração do seu aparelho digestivo, recomendando fazer um "úpigreide" de seu fígado para uma versão peintiummmm 32 bitis". Mas felizmente são uma minoria. Pressionados pelos consumidores locais, os laticínios aceitam os termos do acordo para compra de leite de cabra do Sr. Biu Gueites não deverão mais comprar mais leite de vaca. Após alguns poucos anos, a empresa do Sr. Biu passa à trabalhar secretamente com vacas anãs, convencendo o público que trata-se de uma nova linhagem de cabras, denominadas WinCabras95. Parte dos consumidores - que ainda recordavam do paladar do leite de vaca - acham o gosto do leite destas "novas cabras" muito parecido com o de vaca, mas certamente deverão estar equivocados. O resto da história talvez você já conheça.

DEMOCRACIA BUROCRÁTICA BRASILEIRA - Você tem duas vacas. Primeiro, o governo federal traça normas para determinar como você vai poder alimentá-las e quando vai poder tirar leite delas. Depois, ele lhe paga para não tirar leite delas em determinadas épocas do ano, sob o argumento do controle de preços (pois leite com excesso de oferta fará cair o preço no mercado interno e externo, podendo oscilar perigosamente a balança de pagamentos). Nos demais meses que lhe é permitida a ordenha, o Congresso institui o IOL - Imposto sobre a Ordenha do Leite - que abocanha 24,3% do valor da venda sobre um faturamento médio projetado - mesmo que você não consiga vender o leite, pois a base tributária incide sobre uma estimativa de produtividade.
O governo estadual, sabendo da existência das duas vacas, institui o ICVDL - Imposto de Circulação de Vacas e Derivados de Leite - com a alíquota de 27,8% calculados sobre o valor de aquisição venal das vacas e/ou sobre o preço mínimo venal estipulado para o leite e derivados naquela Região. Logicamente que, tendo sido vendido o leite à preço superior ao preço venal fixado, a base de cálculo será a maior das duas.
Entrementes, o governo municipal, sabendo da existência de um "boom" bovino na cidade, institui o IPTURAVDB - Imposto Predial Territorial Urbano e Rural sobre Abrigos de Vacas e demais Bovinos - calculados à base de 318,9876435 UFMs por metro quadrado da propriedade. Lei Municipal Complementar, proíbe a criação de Vacas e Demais Bovinos em outros tipos de propriedades móveis ou imóveis não abrangidas pelo IPTURAVDB.
Após poucos meses, um acordo entre os governos municipais e estaduais com a benção do governo federal, é instituído o rodízio de vacas e demais bovinos nas ruas de cada cidade, com o nobre propósito de reduzir a poluição estercal das ruas. O desrespeito implicará na multa de US$100,00 por vaca por dia de autuação. Você, cidadão, esmagado pela carga tributária, doa uma vaca para uma instituição de caridade e abate a segunda, oferecendo um churrasco para amigos e vizinhos. Ao receber - no exercício seguinte - todos os carnês dos impostos federal, estadual e municipal incidentes sobre as duas vacas, alega que já não as possui mais há meses. Mas como os computadores do SERPRO não foram atualizados você tem que recolher todos estes impostos - ou depositá-los em juízo - até provar que não é mais proprietário das bovinas.
Diante da sua insistência em "sonegar" os impostos, estranhamente você é denunciado à receita federal, que o convoca à apresentar as declarações de imposto de renda dos últimos cinco exercícios. Como você não declarou nem as vacas compradas nem a origem do capital utilizado para esta aquisição, você torna-se devedor do fisco. Ao chegar em casa, vindo da delegacia da receita federal, dois fiscais da vigilância sanitária estão te aguardando com uma intimação para depor no abate não autorizado de animais para consumo alimentar.
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Postby mends » 22 Jul 2005, 13:43

SOCIALISMO - Você tem duas Vacas. O governo as tira de você e as coloca num curral, juntamente com as vacas de todo mundo. Você tem que cuidar de todas as vacas. O governo lhe dá um copo de leite.


O problema é que, no socialismo, tem gente que não tem vaca, nunca viu uma na vida, não quer trabalhar com vaca e que recebe o mesmo copo de leite.

.
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Postby Danilo » 21 Oct 2006, 00:10

"CAPITALISMO" CHINÊS: Você tem duas vacas e 300 pessoas tirando leite delas. Você se gaba de ter pleno emprego e alta produtividade. E prende o ativista que divulgou os números.

CAPITALISMO HINDU: Você tem duas vacas. Ai de quem tocar nelas.

CAPITALISMO ENRON: Você tem duas vacas. Vende três para a sua companhia de capital aberto usando garantias de crédito emitidas por seu cunhado. Depois faz uma troca de dívidas por ações por meio de uma oferta geral associada, de forma que você consegue todas as quatro vacas de volta, com isenção fiscal para cinco vacas. Os direitos do leite das seis vacas são transferidos para uma companhia das Ilhas Cayman, da qual o sócio majoritário é secretamente o dono. Ele vende os direitos das sete vacas novamente para a sua companhia. O relatório anual diz que a companhia possui oito vacas, com uma opção para mais uma. Ninguém fornece balanço das operações e o público compra o seu esterco.

CAPITALISMO JAPONÊS: Você tem duas vacas. Redesenha-as para que tenham um décimo do tamanho de uma vaca normal e produzam 20 vezes mais leite. Depois cria desenhinhos de vacas chamados Vaquimon e os vende para o mundo inteiro.

CAPITALISMO RUSSO: Você tem duas vacas. Conta-as e vê que tem cinco. Conta de novo e vê que tem 42. Conta de novo e vê que tem 12 vacas. Você pára de contar e abre outra garrafa de vodca.
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Postby mends » 21 Oct 2006, 10:48

CAPITALISMO ENRON: ...


qualquer dia que tiver saco e tempo, escrevo sobre a Enron. Discutimos bastante o caso no meu curso de Engenharia Financeira, mas posso adiantar o seguinte:

1-A Engenharia Financeira era GENIAL. Os caras ganhavam dois centavos de dólar por Btu de gás transacionado sem NENHUM risco. NENHUM. Foi a primeira vez que vi uma estrutura dessas. Não é que o risco é BAIXO. Ele era NULO. (Risco FINANCEIRO: havia RISCO OPERACIONAL, o risco do trader fazer cagada, dada a complexidade da estrutura).

2-Foram "visionários" demais, e eram "bitolados" demais (pra quem tem martelo, tudo é prego): achavam que a Enron era uma mesa de derivativos. Começaram, por exemplo, a "marcar a mercado" o que não tinha mercado...e, se não tem mercado, ao invés de marked to market, temos marked to guess, ie, vc arbitra o preço e infla o valor dos derivativos na sua carteira da maneira que quiser.

3-Stock options foi o tempero pra fuder tudo.

4-Eram um bando de "alpha males" (e algumas females) de Harvard, alguns loucos de efedrina e cocaína, que faziam deals espetaculares e acrescentavam riscos enormes ao plain vanilla de risco nulo. E os controles eram fracos.

5-Dois livros bons sobre o caso: CONSPIRATION OF FOOLS e THE SMARTEST GUYS IN THE ROOM, que virou filme e até passou no Brasil, acho que tá pra sair em DVD ("Os mais espertos da sala").
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Re: Aprendendo Economia

Postby Danilo » 04 Aug 2008, 12:48

CAPITALISMO ALEMÃO: Você tem duas vacas. Elas produzem leite regularmente, segundo padrões de quantidade e horário previamente estabelecido, de forma precisa e lucrativa. Mas o que você queria mesmo era criar porcos.

CAPITALISMO FRANCÊS: Você tem duas vacas. Entra em greve porque quer três, com os generosos subsídios da Política Agrícola Européia.

CAPITALISMO CANADENSE: Você tem duas vacas. Usa o modelo do capitalismo americano. As vacas morrem. Você acusa o protecionismo brasileiro e adota medidas protecionistas para ter as três vacas do capitalismo francês.

CAPITALISMO ESPANHOL: Você tem muito orgulho de ter duas vacas.

CAPITALISMO PORTUGUÊS: Você tem duas vacas. E reclama porque seu rebanho não cresce…

CAPITALISMO HOLANDÊS: Você tem duas vacas. Elas vivem juntas, não gostam de touros e tudo bem.

CAPITALISMO CUBANO: Você tem duas vacas. Uma foge numa jangada para os USA, a outra é retida e mostrada em público como um bom exemplo de produtividade e um símbolo de auto-suficiência.

CAPITALISMO ARGENTINO: Você tem duas vacas. Você se esforça para ensinar as vacas a mugirem em inglês... As vacas morrem. Você entrega a carne delas para o churrasco de fim de ano ao FMI.

CAPITALISMO BOLIVIANO: Tem duas vacas mas não sabe ordenhar. Aí chama os vizinhos para "explorar o serviço". Os vizinhos trazem tecnologia na ordenhação, pagam impostos e, muda o governo e o Super-Chefe Apache vai e baixa um decreto estatizando as vacas e a ordenhadeira junto.

CAPITALISMO SENEGALENSE: Você tem 2 vacas e elas são saudáveis. Logo tem 10, 20 e então 30 vacas. Quando o número atinge 40, 38 delas desaparecem. Alguns senegalenses acusam os guineenses. O Guiné-Bissau se dizem inocente. Começa uma briga e morre gente. Velhos conflitos tribais vem à tona. Milhares são mortos em plena luz do dia, lojas são vandalizadas e quiemadas. A imprensa internacional noticia tudo. O estado de emergência é declarado. E ninguém mais se lembra das vacas.

CAPITALISMO ISRAELITA: Você tem duas vacas. Todos os dias coloca nelas coletes à prova de bala para as proteger de ataques terroristas. Entretanto leva uma delas às Nações Unidas como prova viva dos terríveis acontecimentos da 2ª Guerra Mundial e pedes uma indenização de 1000 vacas em troca das 500 que morreram na Guerra.

CAPITALISMO PETISTA: Você tem duas vacas. Mal consegue sobreviver a impostos como o IOL (Imposto sobre a Ordenha do Leite), ICVDL (Imposto de Circulação de Vacas e Derivados de Leite) e outras taxas mil. Vem o MST, abate uma para fazer um churrasco para os Sem Terra e diz que a outra vaca não está cumprindo sua função social. Vem o INCRA, coloca um imposto sobre o seu rebanho inexistente, desapropria suas terras e lhe entrega títulos da dívida da lojinha do PT. Você entra na Justiça, o governo é condenado a lhe ressarcir: ele o faz com dois cartões magnéticos do Fome Zero, que lhe dão direito a retirar, diretamente com o prefeito da sua cidade, 65 reais por mês. Você reclama com o presidente, e ele manda o chefe da Casa Civil resolver o seu problema: ele cria mais uma comissão interministerial de 65 membros, com prazo certo, publicado no Diário Oficial, para apresentar uma solução: você continua esperando até hoje…

CAPITALISMO EIKE BATISTA: Você não tem nenhuma vaca. Vende para um fundo de pensão americano 30% da Centennial Cow LLC por US$1 bilhão de dólares, e compra 1 milhão de vacas por R$ 1.000 reais cada. Você contrata a melhor equipe de engenharia genética do país por US$ 5 milhões de dólares por ano, e estima que os netos das vacas valerão R$ 8.000 cada. Faz um business plan no melhor Power Point e vende 20% da COWX no maior IPO da história, por US$ 10 bilhões. No final você tem 56% da COWX, empresa que vale R$ 80 bilhões na Bovespa, já com a promessa de liderar a consolidação do mercado global de carne. Aparece entre os top 50 da Fortune e avisa Warren Buffett que está chegando!
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Aprendendo Economia

Postby Danilo » 07 Jun 2009, 01:08

Frases interessantes:

When I was young I thought that money was the most important thing in life; now that I am old I know that it is
Oscar Wilde

Money frees you from doing things you dislike. Since I dislike doing nearly everything, money is handy
Groucho Marx

Money is the best deodorant
Elizabeth Taylor
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo


Return to Humor

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests

cron