Companhias aéreas

Ciência, Saúde, Economia, Política

Postby junior » 22 Mar 2006, 13:03

UE põe 95 companhias aéreas em lista negra de segurança
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da Folha Online

A União Européia (UE) publicou nesta quarta-feira uma lista negra das 95 companhias aéreas consideradas perigosas, em sua maioria africanas, que estão sendo proibidas de operar total ou parcialmente. A medida visa melhorar a segurança e diminuir o número de acidentes da aviação civil.

Entre as empresas listadas, mais da metade (50) são companhias aéreas do Congo, 14 de Serra Leoa e sete da Suazilândia.

Na lista divulgada pela UE e pela Comissão Européia, que entrará em vigor no próximo sábado (25), 92 companhias não poderão operar na União Européia e outras três serão autorizadas a operar com restrições.

A maioria das companhias "proibidas" são de países africanos, entre eles, República Democrática do Congo, Serra Leoa, Libéria e Suazilândia.

Companhias da Coréia do Norte, Camarões, Afeganistão, Cazaquistão, Quirguistão, Tailândia, Ruanda, Bangladesh e Líbia também estão na lista, elaborada pelos 25 países-membros do bloco em uma reunião em Bruxelas na semana passada.

A medida foi adotada após um "exame profundo das medidas de segurança nacionais notificadas pelos Estados e informações das companhias aéreas e das autoridades da aviação civil", segundo a UE.

Resposta

A lista adotada pela UE é uma resposta direta aos acidentes aéreos registrados em 2005, quando ao menos nove aviões --vários deles de companhias privadas--caíram, deixando quase 700 mortos em todo o mundo em apenas quatro meses --entre julho e outubro.

A iniciativa inclui o direito a reembolso ou troca de vôo para os passageiros caso a companhia em que forem viajar seja incluída à lista negra após a compra das passagens.

Em casos de urgência, a Comissão Européia poderá também proibir uma companhia de operar a partir do pedido de um Estado-membro.
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Postby tgarcia » 22 Mar 2006, 14:05

Acho que eu nunca tinha ouvido falar em SUAZILÂNDIA
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Postby junior » 22 Mar 2006, 14:26

nem eu... em todo caso

<a href='http://images.google.es/imgres?imgurl=http://www.africare.org/about/where-we-work/swaziland/map.gif&imgrefurl=http://www.africare.org/about/where-we-work/swaziland/&h=229&w=210&sz=10&tbnid=FCSBUlsnTS4J:&tbnh=103&tbnw=94&prev=/images%3Fq%3Dswaziland%2Bmap%26hl%3Den%26lr%3D&oi=imagesr&start=3' target='_blank'>map1</a>

<a href='http://www.go2africa.com/swaziland/map.asp' target='_blank'>map2</a>
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Postby mends » 22 Mar 2006, 18:22

Avião derrapa e assusta passageiros em aeroporto de SP
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da Folha Online

Um avião da BRA com 115 passageiros derrapou quando realizava sua aterrissagem às 16h36 desta quarta-feira na pista principal do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo). Ninguém ficou ferido.

De acordo com a Infraero, o avião --um Boeing 747-300-- chegava de Recife (PE) quando, depois de tocar a pista, derrapou e invadiu um canteiro lateral. O piloto acabou conseguindo estacionar o avião em uma pista de acesso à via central, ainda dentro do aeroporto.

O Corpo de Bombeiros esteve no local, mas ninguém ficou ferido. Segundo os bombeiros, o avião não conseguiu frear. Os motivos do incidente ainda deverão ser investigados.

Por telefone, a reportagem não conseguiu estabelecer contato com a companhia aérea para obter informações sobre o vôo.
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Postby telles » 23 Mar 2006, 07:22

O piloto deve ter trancado tanto que vai ficar 1 mes sem cagar... por uns 10 metrinhos ele não cai na Bandeirantes....
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Postby tgarcia » 23 Mar 2006, 08:13

no ano passado teve um jatinho que derrapou ali tb. Mas ele chegou a cair no barranco (eu passei pela 23 de maio e o avião estava com o bico quase na pista. hehe). Mas ontem teria sido um 747 e não um jatinho...
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Postby junior » 23 Mar 2006, 11:40

por uns 10 metrinhos ele não cai na Bandeirantes

Tem foto disso?? :unsure: :unsure:
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Postby telles » 23 Mar 2006, 12:13

Não era a Bandeirantes e sim a Washington Luiz... mas deu no mesmo

Apareceu em todos jornais aqui.... vou ver se acho uma e coloco depois....
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Postby mends » 30 Sep 2006, 17:20

Azevedo sobre o avião da Gol: que as famílias encontrem paz.

Não sei voar

Eu não tenho nada a dizer sobre aviões num blog com este perfil. Já não gosto deles quando voam. Vocês podem imaginar quando caem. Quando estou num vôo, faço um esforço danado para me convencer de que está tudo bem. Fico sendo assaltado por milhares de possibilidades de falhas humanas. Sei lá: o cara ia apertar uma porca, um parafuso, alguém desviou a sua atenção para um outro assunto, e lá ficou a coisa solta. O piloto se confunde numa dessas operações binárias que traem o cérebro, como quando um motorista avança, sem querer, o vermelho. Um lapso pode ser irrelevante com algo ao nosso alcance e sob nosso controle. Mas o que é margem de segurança a alguns milhares de pés, sem uma corte suprema de apelação?

Viajar de avião me é um suplício. Posso estar moído de cansaço, não consigo dormir. Bom mesmo é andar nas asas das estatísticas... O mais seguro meio de transporte etc e tal. Entendo por que a série Aeroporto fez tanto sucesso. O avião nos expõe a uma terrível fragilidade. Reúne-se um grupo de pessoas que têm de confiar nada menos do que sua vida à ciência aeronáutica e à perícia de outros homens, precários e frágeis, como todos nós. Notem que todo vôo está sempre carregado de uma tensão muito sóbria. Mesmo com a descontração chegando aos aviões nas asas da popularização, o povo, de natural ruidoso, se verga ao silêncio ético, decoroso. Somos todos convidados a fazer um exame de consciência.

Acidentes aéreos nos chocam mais do que outros. Parece que, volta e meia, se paga um preço por uma afronta. E para que se continue a voar. Como aqueles gnus de um documentário que têm de cruzar um rio. Alguns serão comidos pelos crocodilos. Para que milhares se salvem. Viver é triste às vezes.
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Postby junior » 06 Oct 2006, 08:03

Bom, pelo menos sei que não sou o único que odeia voar... Que coisa esse acidente... :shy: :shy:
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Postby telles » 06 Oct 2006, 08:55

Um sem noção já mandou as primeiras fotos.... animal o negócio...
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Postby junior » 10 Dec 2006, 10:50

Pilotos adotarão no Brasil regra de vôo usada na África


Ordem de 2 companhias é mudar rota para o lado para evitar colisões, afirma suíço

Norma é comum no espaço aéreo africano, cujo controle é ruim, diz membro de união de controladores que foi a Brasília após desastre da Gol

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

A crise no controle de vôo do Brasil já levou duas companhias da Europa a tomar a decisão de alertar seus pilotos sobre as "dúvidas de segurança no espaço aéreo" do país e a orientá-los sobre novas medidas para minimizar os riscos -uma delas muito freqüente na África.

A informação é de Christoph Gilgen, 45, representante da Ifatca (federação internacional dos controladores de tráfego aéreo, que reúne mais de 50 mil profissionais em 125 países) na Suíça e que acompanha de perto a situação brasileira -esteve na equipe da entidade destacada para falar com as autoridades aeronáuticas de Brasília logo depois do acidente da Gol.

Gilgen afirma que uma das companhias repassou os alertas no mês passado e a segunda avisou que os formalizará nos próximos dias. Ele se nega a revelar os nomes das empresas sob a alegação de que elas tomaram decisões certas e, mesmo assim, poderiam ter suas imagens afetadas pela falta de compreensão dos passageiros.

"Eles podem dizer: "Se estão duvidando, por que estão voando?'", diz Gilgen, para quem o controle de vôo no Brasil está "sob suspeita", mas não a ponto de a Ifatca declarar a região como "perigosa" -embora a entidade tenha discutido "seriamente" essa possibilidade.

"Essa idéia de declarar perigoso era forte demais. Então cada companhia está procurando medidas mais suaves para dar uma certa segurança aos pilotos, que estão preocupados." A orientação das duas empresas da Europa é que seus pilotos procurem se distanciar lateralmente do centro das aerovias -numa rodovia, seria como se afastar da faixa central e trafegar perto do acostamento.

Os sistemas automáticos dos aviões já programam as viagens nessa linha central da aerovia. O distanciamento sugerido visa assegurar que, além da separação vertical, haja outra horizontal no caso de algum problema de altitude, semelhante ao que houve no choque do Legacy com a aeronave da Gol.

A estratégia é bastante comum na África, segundo Gilgen e Ronaldo Jenkins, coordenador de segurança de vôo do Snea (sindicato das empresas aéreas) no Brasil. Jenkins diz que a medida também passou a ser discutida entre as companhias nacionais a partir do acidente que deixou 154 mortos.

Leia abaixo trechos da entrevista por telefone de Gilgen, que trabalha com controle aéreo há 25 anos e já morou um ano no Brasil na década passada -a mulher dele é brasileira:


FOLHA - Como a crise do tráfego aéreo brasileiro é vista na Europa?
CHRISTOPH GILGEN - O Brasil é longe da Europa. O público, sem contar especialistas, como controladores e pilotos, não sabe de muita coisa. O que é mais preocupante é a discussão entre os profissionais e sobretudo nas companhias aéreas. Uma delas, aqui da Europa, já alertou os pilotos sobre as dúvidas de segurança do espaço aéreo brasileiro e deu ordens para que eles adotem várias medidas para haver mais segurança.

FOLHA - Qual companhia?
GILGEN - Não posso dizer. É uma grande empresa européia que opera no Brasil. A ordem foi dada faz duas semanas.

FOLHA - Que tipo de medida?
GILGEN - Por exemplo: um avião, em vez de ir na linha central [de uma aerovia], pode voar um pouco ao lado, algo que já reduz os riscos de colisão.

FOLHA - Ou seja, na altitude prevista, mas distante do centro?
GILGEN - Um quilômetro ao lado da linha central [da aerovia].

FOLHA - É um procedimento comum em outros lugares do mundo?
GILGEN - É muito comum na África, porque lá não há muito controle aéreo e os pilotos chegam a se autocontrolar. Há uma segunda companhia européia que fará a mesma coisa, declarando a região do espaço aéreo do Brasil como duvidosa e adotando essas medidas para reduzir o risco de colisão.

FOLHA - O sr. viajaria hoje de avião com tranqüilidade ao Brasil?
GILGEN - É uma pergunta difícil. Não vou responder... Vi muitos relatos de problemas de controladores no Brasil. Digamos que não viajaria despreocupado. Mas não posso excluir se houver necessidade familiar. Aí provavelmente iria viajar, mas, claro, com preocupação dentro do coração. Ficaria bem mais despreocupado aqui na Europa, nos Estados Unidos ou na Ásia, onde há um bom padrão de controle aéreo. O Brasil, se arrumar seus problemas estruturais de equipamentos e controladores, daqui a dois ou três anos pode ter bom padrão.

FOLHA - O sr. considera que a situação do espaço aéreo brasileiro hoje está semelhante à da África?
GILGEN - A federação dos pilotos tem uma forma de declarar um espaço aéreo perigoso. Não acho que chegamos ao ponto de dizer que essa é a situação do Brasil. O espaço aéreo brasileiro está sob suspeita, com problemas graves, mas não ao ponto de ser declarado como perigoso e dizer que é um controle falido. Seria um estágio final.

FOLHA - Então no Brasil há mais infra-estrutura do que na África.
GILGEN - Sim, é bem melhor. No centro da África não há quase controle. Os pilotos lá têm que chamar e se autoseparar.

FOLHA - O sr. já viu outros casos de empresa recomendar aos pilotos...
GILGEN - A Ifatca também já declarou espaços inseguros.

FOLHA - Não no Brasil, certo?
GILGEN - Não. Estamos em contato com a federação dos pilotos. Chegou a se falar seriamente em declarar o espaço aéreo brasileiro inseguro, principalmente após o aquartelamento [dos controladores]. Não foi muito bem recebida na Europa e nos Estados Unidos a idéia de usar força militar. Mas a preocupação agora é mais de cansaço e dos equipamentos e procedimentos pouco confiáveis. Outro problema é a utilização de profissionais de outros lugares no Cindacta-1 [Brasília] com uma formação rápida de quatro, cinco dias. Tenho 25 anos de experiência e digo que não ficaria nesse setor de Brasília [com falhas de cobertura de radar e de comunicação]. É um pesadelo para um controlador.

FOLHA - Existe risco de a Ifatca declarar a região brasileira insegura?
GILGEN - A não ser que haja uma catástrofe, acho difícil.

FOLHA - Há na Europa panes de comunicação como a de Brasília?
GILGEN - O sistema sempre pode falhar. Mas eu fui a Brasília e não vi um segundo rádio independente do outro. Disseram: "Falhas são muito raras". Onde há humano sempre há erro. Aqui na Suíça temos a cultura de fazer relatórios. O controlador vai relatar tudo, não esconder. Em Genebra temos uns dez incidentes sérios por ano, quando a medida de separação entre os aviões foi infringida em mais de metade.

FOLHA - Houve aquela colisão na Europa em 2002 que ficou bastante conhecida pelo envolvimento do controle aéreo da Suíça.
GILGEN - Quando fui ao Brasil disse: "Aconteceram muitos erros com a gente em 2002, muitas falhas estruturais". Eu falo porque também aconteceu com a gente. Hoje acho que está tudo bem feito, aprendemos muito, mas houve mortos.
Eu tenho medo porque no Brasil, como militares, eles fazem de tudo para esconder.
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Postby mends » 10 Dec 2006, 11:58

uai, não sei nem porque sai no jornal uma coisa dessas. é como noticiar que um cachorro modeu um homem. aqui É a África.
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Postby Wagner » 10 Dec 2006, 13:51

acho que não!
Na Europa a África é mais importante...
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Postby junior » 10 Dec 2006, 15:35

Na Europa a África é mais importante...


Sim, pelos imigrantes que entram pelas Canárias...
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