Saúde

Ciência, Saúde, Economia, Política

Bon vivant

Postby Danilo » 11 May 2009, 23:28

Where people spend most time on simple pleasuress

The French spend more time sleeping than anyone else in OECD (Organization for Economic Co-operation and Development) countries. They also devote more time to eating than anyone else and nearly double that of Americans, Canadians or Mexicans. The Japanese sleep nearly an hour less every night than the French and also spend longer at work and commuting than they do indulging in leisure activities.

These are some of the insights into the differing ways in which OECD countries use that most fundamental of resources, time, in the latest edition of Society at a Glance. Society at a Glance gives an overview of social trends and policy developments in OECD countries using indicators taken from OECD studies and other sources. It attempts to help people see how their societies have changed, particularly in comparison with other countries. A special chapter in the report investigates leisure time in the 18 OECD countries for which up-to-date time-use surveys are available. The time-use surveys included in this report are from 2006 and based on nationally representative samples of between 4000 and 200000 people.

Image

The report reveals big differences in the amount of time men and women have for leisure. Italian men have nearly 80 minutes a day of leisure more than women. Much of the additional work of Italian women is apparently spent cleaning the house. Norway is the most equal society, with men having only a few more minutes of leisure than women. Norwegians spend just over a quarter of their time on leisure, the highest among OECD countries, while Mexicans spend just 16%, the lowest. So what are we doing with our leisure time? Watching TV absorbs nearly half of all leisure time in Mexico and Japan and falls to a low of 25% in New Zealand. Turkey is the most sociable nation, spending 35% of leisure time entertaining friends, more than triple the OECD average of 11%. But OECD countries are not very physically active: Spain reports the highest proportion of leisure time spent doing regular physical activities. Even there, exercise accounts for a mere 13% of leisure time.

Other social indicators covered in Society at a Glance include adult height, fertility rates, education spending, income inequality, obesity, healthcare spending and life and work satisfaction.

(imagem de http://www.economist.com/daily/chartgal ... d=13635801 e texto de http://www.oecd.org/document/17/0,3343, ... _1,00.html)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Saúde

Postby Danilo » 20 Jul 2009, 21:23

Ah, se medo matasse...

Diz o jornal que "Sobe para 2 o número de cidades do RS em emergência devido à gripe suína". Alguém me explica essa onda de paranóia? Ou melhor, paranoia, graças a reforma ortográfica. São 15 mortes registradas em consequência da doença no país. Não achei dados recentes, mas o número de mortes no mundo não passa de mil. No Brasil (de acordo com http://189.28.128.100/portal/saude/Gest ... dtxt=24421) cerca umas 280 mil pessoas morrem anualmente só por problemas do aparelho circulatório. Entre elas doenças cerebrovasculares, isquêmicas do coração e enfartos. Em segundo lugar de causas de morte vem o cancêr, matando cerca de 140 mil. Em terceiro lugar vem as causas externas (acidentes de trânsito, crime, etc) com 127 mil casos fatais.

O site da OMS, mostra em http://www.who.int/mediacentre/factshee ... index.html , as dez causas de morte mais comum nos "Low-income countries". Em 2004, "lower respiratory infections" mataria 2,94 milhões no mundo todo. Ou seja, gripe suína é fichinha. Enfim, a letalidade da suína empata com a de uma gripe comum, em torno de 0,4%. Mas para qualquer gripe, essa taxa é superestimada, porque muita gente pega a doença e não corre pro hospital.
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Saúde

Postby Danilo » 28 Jul 2009, 18:38

A paranóia em cima da gripe suína vai fazer com que eu e mais uns 99 mil alunos tenhamos aula até 23 de dezembro. Em observância à recomendação da Secretaria de Estado da Saúde à Secretaria de Ensino Superior, com o objetivo de reduzir a possibilidade de transmissão do vírus influenza A (H1N1), a USP, UNESP e Unicamp, adiam o início das aulas de graduação, pós-graduação e extensão para o dia 17 de agosto. Pois aposto cem reais com qualquer um que o número de mortes por suicídios no mundo, em 2009, vai ser mais de 100 vezes maior que o número de mortes por gripe suína.
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Saúde

Postby Danilo » 08 Aug 2009, 13:21

Vídeo longo e em espanhol, com um toque de "teoria da conspiração", mas que fala de uns pontos interessantes sobre a fabricação do Tamiflu e a paranóia das gripes:


Dá até pra repensar nas teorias da Escola de Frankfurt (ver tópico viewtopic.php?p=13484#p13484) ou pensar em comprar ações da Roche quando vier a próxima onda de paranóia.
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Saúde

Postby Danilo » 22 Aug 2009, 14:08

Sabores terapêuticos de sorvete

A “sorveterapia”, como descreveu Félix Llinares, chef e proprietário da sorveteria espanhola Llinares, utiliza ervas e plantas medicinais misturadas a uma base de leite vegetal. A ideia, segundo ele, foi unir a moda da vida saudável com a fitoterapia. “É como tomar um chá, mas em forma de sorvete”, disse Llinares.

Com receitas exclusivas, a marca criou 12 sabores de sorvetes terapêuticos. O de centelha asiática, por exemplo, promete combater a celulite. Contra o estresse, a Llinares sugere a mistura de três ervas medicinais (valeriana, erva-cidreira e tília). E para combater gases, sorvete de erva-doce. Na lista há também propostas mais atrevidas, como o sorvete para evitar a impotência, à base de ginseng e outras plantas medicinais, a mistura para emagrecer, com aloe vera, além de outros sabores que prometem ajudar o consumidor a parar de fumar ou superar problemas de insônia. Llinares explicou que a ideia da linha terapêutica surgiu depois que o pai dele teve um câncer de próstata. “Comecei a pensar nos tratamentos naturais que poderiam ajudar o meu pai. Primeiro imaginei um sorvete diurético e uma coisa levou à outra”, disse.

Essa forma de inovar foi o que deu fama à sorveteria, cujas receitas são secretas. A família administra a marca há quase 80 anos e já está na quinta geração de sorveteiros. As lojas têm mais de mil sabores. Muitos deles raros, como os sorvetes de chopp, cerveja preta, azeite de oliva e cebola. Dá pra ver os sabores doidões em http://www.heladeriasllinares.com . Sem experimentar, parece que aquela sorveteria carioca Mil Frutas (que abriu recentemente no Shopping Cidade Jardim) tem sabores mais interessantes, como jaboticaba, carambola, cupuaçu, tamarindo, pitanga...

(fontes: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... esml.shtml , http://vejasaopaulo.abril.com.br/comidi ... 0417ac____ e http://www.milfrutas.com.br)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Saúde

Postby Danilo » 28 Sep 2009, 17:38

Lembram de uma espiral de esparadrapo que eu colocava no dedo para reduzir a dor das aftas. Pois hoje vi uma coisa mais ou menos parecida: um tal pulseira chamada power balance.

Descoberta no Japão há cerca de 20 anos, a esparadrapoterapia consiste meramente em colar tiras de esparadrapo de fomratos certos em posições específicas para aliviar dores musculares e problemas de articulação. Não sei porque funciona, mas funciona. Power Balance é um pulseira que custa mais de R$50 e tem um holograma que, hipoteticamente (e põe hipoteticamente nisso), reagiria positivamente com o campo magnético de seu corpo para amplificar a comunicação de cada célula. O fabricante diz que usou fundamentos da medicina oriental. Mais informações sobre o efeito placebo da pulseira em http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... 05,00.html
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Saúde

Postby Danilo » 06 Jan 2010, 22:13

Cientistas utilizam ondas de celular para reverter doença de Alzheimer

As pessoas que gastam horas todos os dias no telefone celular podem ter uma nova desculpa para tagarelar. Um novo estudo feito com ratos dá a primeira evidência de que a exposição às ondas eletromagnéticas associadas ao uso do aparelho podem proteger da doença de Alzheimer e até mesmo reverter seu desenvolvimento. O estudo, conduzido por pesquisadores do Florida Alzheimer's Disease Research Center (ADRC), da Universidade do Sul da Flórida, foi publicado nesta quarta-feira no “Journal of Alzheimer's Disease”.

Os pesquisadores mostraram que a exposição de ratos mais velhos às ondas eletromagnéticas reduziu o acúmulo danoso da proteína beta-amilóide em áreas do cérebro, além de prevenir o acúmulo em ratos jovens. As placas formadas pelo acúmulo anormal da proteína são as marcas da doença. Muitos dos tratamentos contra Alzheimer são focados nessa proteína. No estudo, os cientistas conseguiram isolar os efeitos para o cérebro da exposição ao telefone celular de outros fatores, como a dieta e exercícios. Foram analisados 96 ratos, muitos deles geneticamente modificados para desenvolver o acúmulo de placas de beta-amilóide. Alguns dos ratos não tinham nenhum tipo de demência e não passaram por alterações genéticas para o desenvolvimento da doença. Dessa forma, os pesquisadores puderam analisar os efeitos das ondas eletromagnéticas em cérebros normais.

Cada animal dos dois grupos de cobaias foram expostos a um campo eletromagnético equivalente ao gerado por um telefone celular padrão durante uma a duas horas por dia, por um período de sete a nove meses. As gaiolas em que os ratos estavam foram dispostas ao redor de uma antena que emitia ondas eletromagnéticas de intensidade semelhante a gerada por um aparelho colado à cabeça de um usuário durante uma ligação. Cada um deles permaneceu a mesma distância da antena. A partir dos resultados, os pesquisadores concluíram que a exposição ao campo magnético pode ser uma forma não invasiva e livre de medicamentos de prevenção e tratamento do Alzheimer.

“Se conseguirmos determinar os melhores parâmetros de exposição para efetivamente prevenir o depósito e remover as placas de beta-amilóide, essa tecnologia pode se transformar rapidamente em benefício contra o mal de Alzheimer”, disse Chuanhai Cao, pesquisador da Universidade do Sul da Flórida e também um dos autores do estudo.

(texto original em http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0, ... 03,00.html)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Saúde

Postby Danilo » 12 Apr 2010, 18:49

Férias trazem mais satisfação do que bens materiais, diz estudo

Um estudo realizado nos Estados Unidos concluiu que gastar dinheiro em "experiências", como férias ou festas, faz as pessoas mais felizes do que a compra de bens materiais.

Em artigo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, psicólogos da Cornell University, em Nova York, dizem que ao avaliar outras oito pesquisas, perceberam que o ser humano tende a comparar seus bens com os de outras pessoas. Por isso, segundo os cientistas, as experiências trazem mais satisfação, já que são mais pessoais e difíceis de serem comparadas.

"Imagine que você compra uma TV de tela plana, e está feliz com ela. Mas aí você vem à minha casa e eu tenho uma TV com uma imagem maior e melhor. Isso vai decepcionar e chatear você", explicou Thomas Gilovich, um dos autores do estudo. "Mas se você for de férias para o Caribe e eu também, você tem as suas memórias que ninguém mais tem e que fez as suas férias especiais", afirma.

Ainda segundo o estudo, a decisão de gastar dinheiro com uma "experiência" é mais fácil de ser tomada do que a de um bem material. Além disso, de acordo com os autores, quando as pessoas compram algo, elas tendem a ficar ruminado sobre as outras alternativas de que tinham à disposição ou a continuar comparando o que têm com o que não puderam comprar.

(fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia ... asml.shtml)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Saúde

Postby Danilo » 10 Aug 2010, 16:20

Danilo wrote:Pois aposto cem reais com qualquer um que o número de mortes por suicídios no mundo, em 2009, vai ser mais de 100 vezes maior que o número de mortes por gripe suína.


Desde abril de 2009, segundo a Folha, 18.449 pessoas morreram. Pelos dados da OMS, pro mesmo período morreram 52 vezes mais pessoas por suícidio. Sorte que ninguém apostou comigo.
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Previous

Return to Papo Sério

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests