Energia Elétrica sem Fios?! Truco!

Novidades, informática e internet

Energia Elétrica sem Fios?! Truco!

Postby Rafael » 17 Apr 2007, 09:21

Sim, é verdade... já imaginou carregar seu celular sem ter de colocar ele na tomada?
Ou no escritório, um transmissorzinho carregar o celular de toda a galera do escritório? Bacana...

Tecnologia acaba com fios e transmite eletricidade pelo ar

Por Ralphe Manzoni Jr., editor executivo do IDG Now!
Publicada em 16 de abril de 2007 às 07h00
Atualizada em 16 de abril de 2007 às 20h21


São Paulo - Empresa norte-americana desenvolve tecnologia que transmite baixas voltagens pelo ar e recarrega pequenas baterias.

Que tal cortar os fios? É o que promete a tecnologia da Powercast, uma pequena empresa norte-americana, cujo produto que permite isso vai ser lançado até o final de 2007.

A Powercast criou um pequeno transmissor que envia baixas voltagens de energia pelo ar que funciona de forma tão simples quanto recarregar a bateria de um celular.

Um transmissor é colocado em uma tomada na parede e envia, de forma segura, ondas de rádio de baixa freqüência.

As ondas de rádio mudam a freqüência quando encontram paredes ou objetos. Pequenos receptores que estão no equipamento, que pode ser um MP3 player ou um celular, “ouvem” a freqüência e capturam 70% da energia do sinal de rádio. Esta freqüência é convertida em eletricidade.

As aplicações são ilimitadas. Pense na bateria do seu celular sendo carregada enquanto você está sentado na mesa de trabalho. “Qualquer equipamento que use pequenas baterias pode se beneficiar desta tecnologia”, declarou John Shearer, CEO da Powercast, em entrevista por e-mail para o IDG Now!.

No ano passado, foram vendidas 3 bilhões de pequenas baterias. Esse mercado chamou a atenção da gigante Philips, que assinou acordo com a Powercast e já demonstrou um protótipo de uma luminária com a tecnologia, que deve ser lançado até o final deste ano. Em 2008, teclados e mouses sem fio serão anunciados.

Outras 100 empresas, que incluem os principais fabricantes de telefones celulares, tocadores MP3, indústria automotiva, sensores de temperatura, já assinaram acordo com a Powercast.

“Estamos introduzindo uma forma prática de enviar energia pelo ar”, diz o CEO da Powercast, que já ganhou investimentos de 10 milhões de dólares de investidores privados. “Esta tecnologia vai simplificar o design, fabricação e o uso de equipamentos móveis com baixo consumo de energia.”

A tecnologia da Powercast não é apenas prática: é barata também. A empresa, que trabalha fornecendo sua tecnologia para terceiros, estima que o transmissor e o receptor tenham um custo inferior a 10 dólares.
Pelo fato de transmitir baixas voltagens, a tecnologia da Powercast foi aprovada rapidamente pela Comissão de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, da sigla em inglês).

Limitações
Transmitir energia pelo ar, da forma proposta pela Powercast, tem suas limitações. A primeira é que os beneficiados são aparelhos que usam pequenas baterias ou pilhas AA e AAA. A distância entre o transmissor e equipamento eletrônico, por enquanto, deve ser de aproximadamente um metro.

Equipamentos com grandes baterias necessitam de longas horas de carga. O celular, por exemplo, pode demorar uma noite inteira para que metade de sua bateria seja carregada.

Será que um dia a tecnologia conseguirá trabalhar com grandes baterias como as de notebook? O CEO da Powercast prevê que sim e conta com um aliado: a tendência da indústria de desenvolver equipamentos que gastam menos energia.
User avatar
Rafael
Grão-Mestre Saidero
Grão-Mestre Saidero
 
Posts: 717
Joined: 10 Sep 2003, 21:30
Location: Sampa

Postby mends » 17 Apr 2007, 11:42

pequenas voltagens pelo ar?

teoricamente falando, se não estou (muito) enganado - corrijam-me - para "quebrar" a "resistência" do ar e torná-lo condutor a voltagem deve ser altíssima. É o que provoca os famosos (e lindos) arco-voltaicos.
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Postby Rafael » 17 Apr 2007, 16:42

cara, tb não sei como... mas os caras fazem... pelo que entendi, ele não enviar eletricidade, enviam ondas eletromagnéticas, e o receptor converte em enegia (se não tiver lido a matéria, leia pra saber mais)... achei da hora só por terem idealizado algo do tipo...
User avatar
Rafael
Grão-Mestre Saidero
Grão-Mestre Saidero
 
Posts: 717
Joined: 10 Sep 2003, 21:30
Location: Sampa

Postby Danilo » 17 Apr 2007, 21:29

Uai, Mends, não lembra do trabalho de PTC sobre RFID? É só dar um passo além. Acho que não deve faltar empresa copiando a tecnologia dessa Powercast.

Uma 'antena' induz energia ao 'transponder' que está até pouco mais de metro, dependendo da potência e da freqüência usada.
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Energia Elétrica sem Fios

Postby Danilo » 17 May 2008, 17:53



Em janeiro a empresa apareceu na feira da CES (Consumer Electronics Association). Mas não li mais nada sobre o assunto desde então. Será que demora pra termos mouse e teclado sem fio que usem baterias recarregáveis via rádio?
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo


Return to Tecnologia

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests