Design

Fale sobre qualquer coisa aqui!
(Insanidades, curiosidades, mulheres, design, e outros blábláblás...)

Design Police

Postby Danilo » 20 Feb 2008, 16:05

Image

Queria eu ter desses adesivos sempre a mão.

Image
Image
ImageImage
Image
Image

(perdoem-me pelo alinhamento simplista, mas o phpBB, tal como o Word, não é uma ferramenta para criação de layouts profissionais)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Logos piorados

Postby Danilo » 05 Mar 2008, 11:30

Vários logos na "moda web 2.0" (levando um mais que merecido "Unnecessary use of Photoshop Effect"):

Image
Image
Image
Image
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Logos piorados

Postby Danilo » 27 Mar 2008, 00:35

Putz... a moda atingiu o site da USP:

Image

A navegação do site ficou mais fácil do que era antes. Mas o logo está completamente alterado.
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Design em Cannes

Postby Danilo » 14 Apr 2008, 12:15

Design disputa prêmio em Cannes

O design que virou uma das categorias a disputar os cobiçados Leões de bronze, prata e ouro que todos os anos premiam os melhores trabalhos no Festival Internacional de Publicidade de Cannes não é o design visto pela forma ou pela beleza. Mas sim o design que vende. Ou melhor, aquele que é visto como ferramenta que ajuda a construir marcas.

A categoria Design Lions pretende homenagear o uso inovador do design no desenvolvimento e comunicação de marcas e produtos, incluindo embalagens, identificação de marca e desenho ambiental. Para presidir o júri inaugural foi nomeado o inglês Rodney Fitch, presidente da Fitch Worldwide. "Sempre me questionei por que Cannes não homenageava o design. Afinal, é justamente o design a plataforma sobre a qual boa parte da criatividade se baseia", disse, ao ser convidado.

No Brasil, o investimento em projetos de design cresce nas empresas e começa a ganhar parte das verbas de marketing destinadas à propaganda convencional, segundo a pesquisadora do tema, Adélia Borges. "As campanhas publicitárias têm alto impacto, mas uma duração curta junto ao consumidor. Já o design têm uma permanência maior, vida mais longa", diz Adélia, curadora do Museu da Casa Brasileira e professora de história do design.

E engana-se quem pensa que esse design está restrito aos consumidores de bens de luxo ou caros. Segundo Adélia, vários produtos destinados à população de baixa renda têm design. Os fabricantes de geladeiras, máquinas de lavar e fogões - a chamada linha branca - estão entre os setores que têm os times de design mais competitivos. "Hoje, tem até tanquinho criado por estúdio de design", diz Adélia.

(texto completo em estadao.com.br)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Design em Cannes

Postby Danilo » 19 Jun 2008, 16:04

O design que virou uma das categorias a disputar os cobiçados Leões de bronze, prata e ouro que todos os anos premiam os melhores trabalhos no Festival Internacional de Publicidade de Cannes não é o design visto pela forma ou pela beleza. Mas sim o design que vende. Ou melhor, aquele que é visto como ferramenta que ajuda a construir marcas.


O Grand Prix na nova categoria Design no Festival de Publicidade de Cannes, na França, foi para a agência inglesa Turner Duckworth, pela criação da nova identidade das latas e outros materiais da Coca-Cola. A reestilização aproximou as embalagens de seu estilo clássico, mais simples e limpas. O trabalho já havia ficado com o prêmio no FAB Awards 2008, voltado exclusivamente para design no segmento alimentício e bebidas.

O Brasil ficou com 3 Leões na categoria Design em Cannes: 1 de prata (F/Nazca para Unimed) e 2 de bronze (Leo Burnet para Instituto Akatu; Indústria Nacional & Diálogo Design para HortiFruti).

Mais em http://www.canneslions.com/winners/design/
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Viadagem

Postby telles » 21 Jun 2008, 00:01

Tendências....
tendencia.jpg

Via Allan Sieber
Telles

Conheça aqui a Vergonha Nacional
User avatar
telles
Saidero GoldMember
Saidero GoldMember
 
Posts: 1142
Joined: 10 Sep 2003, 19:47
Location: With Six Are Underground

Webdesign

Postby Danilo » 28 Jun 2008, 12:53

Os 10 Mandamentos do Web Design

A BusinessWeek.com conversou com vários experts da Internet para descobrir as regras que eles seguem atualmente. Entre os contribuidores estão o guru da usabilidade na web, Don Norman, o diretor de design do NYTimes.com, Khoi Vinh, e John Maeda, presidente da Rhode Island School of Design. Os 10 mandamentos do Web design são os resultados dessas conversas:

1. Não abusarás do Flash.
2. Não esconderás o conteúdo.
3. Não serás desorganizado.
4. Não abusarás de efeitos de reflexos.
5. Não nomearás seu site com encontros consonantais ou vogais estranhos (como Flickr, Smibs...).
6. Rezarás no altar da tipografia.
7. Criarás experiências imersivas.
8. Serás social e elementos de interação.
9. Usarás recursos conhecidos (incorpore elementos Wiki, ou do YouTube, com os quais usuários estão familiarizados).
10. O conteúdo é rei pois a aparência não se sustenta sozinha.

(texto completo em http://www.businessweek.com/innovate/co ... 750025.htm)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Webdesign

Postby mends » 28 Jun 2008, 21:52

sabe qual o site mais legal que entrei nos últimos tempos?

Não, náo é http://www.paegasus.com.br

é http://www.disney.com

tá sensacional, com a divulgação do novo filme da Pixar - WALL-E
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Re: Webdesign

Postby Danilo » 29 Jun 2008, 21:54

O Disney.com cai numa encruzilhada que manda pro site americano ou pros internacionais. Você se refere ao dos EUA ou o .br?
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Webdesign

Postby mends » 30 Jun 2008, 16:17

EUA
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

escultura?

Postby Danilo » 15 Jul 2008, 01:20

Mais pra Arte que Design, vai aqui mesmo o post sobre a Kinetic Sculpture:

Image

Não entendeu? É uma instalação com bolinhas metálicas suspensas por fios finos, e que se mexem pra formar desenhos tridimensionais. Criação do grupo ART+COM, faz parte do Museu BMW, em Munique.

Vale a pena ver pelo menos o vídeo curto em http://www.flickr.com/photos/aschwabe/2598011311/
Se gostou, veja esse de 6 min: http://www.youtube.com/watch?v=HVhVClFMg6Y
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

International Design Excellence Awards

Postby Danilo » 21 Jul 2008, 11:17

O International Design Excellence Awards (IDEA) é uma das mais prestigiadas premiações de design do mundo. Na edição de 2008 foram 1517 concorrentes, sendo que foram premiados 205. Os EUA lideraram com 114 prêmios, seguido da Coréia com 19 e Brasil com 12. As consultorias que mais levaram troféis foram IDEO, Fuseproject e Whipsaw. As corporaçãos foram a Decathlon, Apple e Eva Denmark.

Dentre os premiados brasileiros temos: um cubo de marchas pra cadeira de rodas da Adanitec; uma lavadora-tanquinho da Mueller; dois aviões das Embraer; uma cadeira de dentista da Kavo; a ambientação da cafeteria Octavio; e a interface do aplicativo de reconhecimento de músicas MotoID da Motorola. Esse MotoID vocês já conheciam? Quando o usuário quiser informações sobre uma música que está tocando numa danceteria, no carro, na rádio, na televisão ou em qualquer outro lugar, dé só aproximar o celular da fonte fonte da música, e clicar num “Identificar a música”. Em poucos segundos, receberá uma resposta com o nome da música, do artista e do álbum. Se estiverem disponíveis, o usuário também terá a possibilidade de baixar toques de campainha, papéis de parede e afins.

(fontes: businessweek.com/magazine e ideabrasil.com.br)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Design Gráfico

Postby Danilo » 06 Sep 2008, 16:30

Logotipo Rolling Stones vendido por £51,3 mil (R$151 mil)

Image

You're the lead singer in the biggest band in the world and you need someone to design a poster for your next tour—what do you do? If you're Mick Jagger in 1970 you call up the Royal College of Art and ask them to recommend a student to do it.

So it was that John Pasche began a working relationship with the band that produced one of the most memorable and widely-recognised graphic devices ever created. Pasche was part of a talented group of graphics students at the college—his contemporaries including George Hardie and Storm Thorgerson. Following Jagger's phone call to the college, he went along for a meeting with the star, the upshot of which was a pastiche of a 1930s travel poster which was used to promote the Stones' English tour that year.

Later, Jagger called back. The Stones were going to launch their own label and they needed a logo, could Pasche design it? He met with Jagger again where the singer "talked about things he liked and things he didn't like, nothing too specific," explains Pasche, "and then I just had this idea". While an obvious reference to Jagger's features (not especially flattering, but Jagger didn't seem to mind) Pasche says that the main reason that the thick red lips and sticking out tongue seemed so right was because it was blatantly anti-authoritarian and "they were still the bad boys of rock and roll at the time". The style came out of Pasche's fascination with Pop Art—its directness and simplicity, he says, "is probably why it stood the test of time". The fact that both it and the band have (save one or two personnel changes) remained basically the same has turned it into an icon.

One of the first jobs to use the logo was the sleeve for the Sticky Fingers album which famously featured a photograph by Andy Warhol of a well-filled pair of jeans on the front and a real zip for the fly (the zip caused all kinds of problems, damaging both the record inside and other albums placed next to it). Pasche was given the Warhol artwork and asked to complete the packaging by designing the inner sleeve, for which he used his new logo. Unfortunately, because of Warhol's involvement, it is Warhol, rather than Pasche, who is often credited with the design of the logo.

Until 1974, Pasche worked as the Stones' designer. He always dealt directly with Jagger who, he says, "was very interested and knowledgeable about art history and graphic design. He's always taken a lot of interest in everything graphical and photographical related to the band and he understands the importance of image". Once Jagger was satisfied with a design, says Pasche, "he would get the rest of the band to rubber stamp it, but he was always the leader."

Pasche went on to forge a career in the music business, as an art director at United Artists, then creative director at Chrysalis. Up until three years ago he was creative director for London's South Bank Centre and now runs his own studio.

It was, he felt, the right time to part with the Stones artwork and put it up for auction through Chicago-based Mastro. The V&A had previously asked about loaning it for a forthcoming exhibition. Hearing of the sale, they decided to acquire it for their permanent collection. Victoria Broackes, Head of Exhibitions, V&A Theatre and Performance Collections, is convinced of its importance: "The Rolling Stones 'Tongue' is one of the first examples of a group using branding and it has become arguably the world's most famous rock logo," she says.

(texto original em http://www.businessweek.com/innovate/co ... %3B+design)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Semana Viver Design

Postby Danilo » 10 Sep 2008, 23:58

Semana Viver Design

A Prefeitura da Cidade de São Paulo lançou projeto “Viver Design em São Paulo”, que acontecerá de 3 a 9 de novembro. Entre seus objetivos está conscientizar o cidadão paulistano em torno da importância do design em seu cotidiano, da moda ao urbanismo, promover a democratização do design e dar visibilidade internacional para São Paulo como importante centro da economia criativa.

Durante a semana Viver Design em São Paulo, a cidade será palco de uma série de atividades como seminários, oficinas e mostras, todas gratuitas, que acontecerão em várias partes da metrópole para mostrar como o design é um fator presente no dia-a-dia de todos os paulistanos, legitimando a idéia de “Design para todos”, e como pode agregar valor aos bens e serviços gerados na cidade. Fortalecer o setor de design significa, assim, fortalecer a economia paulistana como um todo.

Como parte do cronograma da Semana, o Curso de Design da USP organizará uma mostra da produção de seus alunos, no salão Caramelo do prédio da FAU-USP, entre 20 de outubro e 6 de novembro.

(fusão de trechos de prefeitura.sp.gov.br, cursoabril.abril.com.br e de um e-mail enviado pela Comissão Organizadora do Curso de Design da USP)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Semana Viver Design

Postby mends » 14 Sep 2008, 13:06

conscientizar o cidadão paulistano em torno da importância do design em seu cotidiano


se tem uma coisa que me irrita profundamente sao campanhas oficiais que querem me conscientizar de algo...
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

PreviousNext

Return to Liberdade de Expressão

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests