Base de usuários de celular recua pela 1ª vez

Novidades, informática e internet

Base de usuários de celular recua pela 1ª vez

Postby telles » 23 Jul 2006, 23:04

Saiu na INFO

Base de usuários de celular recua pela 1ª vez
Sexta-feira, 21 de julho de 2006 - 15h55

BRASÍLIA (Reuters) - O número de usuários de celular no Brasil caiu pela primeira vez em junho, de acordo com a série histórica mensal disponível no site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A redução foi resultado de um ajuste na base de assinantes da Vivo. O número de linhas de telefones móveis em operação caiu de 92.377.336 em maio para 91.760.171 em junho, de acordo com a Anatel.

A operadora Vivo deu baixa em 1,82 milhão de clientes da sua base, "que permaneceram inativos, mesmo depois de tentativas de reativação", segundo relatório da empresa.

"Alguns desses clientes estavam inativos por fraudes e outros acumulavam débitos para com a companhia. Some-se a isto o fato de que a implantação dos sistemas para o controle de fraudes e clonagem também resultou em algumas perdas", informou a Vivo.

O serviço de telefonia móvel foi implantado no Brasil em 1990. A série histórica mensal da Anatel para a base de usuários teve início em janeiro de 1999.

O mercado de celulares no Brasil apresentou expressivo crescimento nos últimos anos, mas a taxa de expansão vem desacelerando. A base de assinantes cresceu cerca de 7 por cento entre o final de 2005 e junho deste ano. O crescimento acumulado em 12 meses é de 22,23 por cento.


Tradução: A vivo cancelou aqueles pré pagos que o pessoal simplesmente joga na gaveta, depois de mudar pra TIM ou CLARO, ganhando celular de graça e minutos mais baratos.

E se sair o projeto de lei que mantém o número, sem depender da operadora..... http://idgnow.uol.com.br/telecom/2005/12/01/idgnoticia.2006-03-12.2025221771/IDGNoticia_view
Aí já era... é o fim da VIVO....
Telles

Conheça aqui a Vergonha Nacional
User avatar
telles
Saidero GoldMember
Saidero GoldMember
 
Posts: 1142
Joined: 10 Sep 2003, 19:47
Location: With Six Are Underground

Postby telles » 25 Jul 2006, 14:30

http://info.abril.uol.com.br/aberto/infonews/072006/25072006-5.shl

Só pra reforçar....

Vivo GSM é oportunidade para concorrentes, diz TIM
Terça-feira, 25 de julho de 2006 - 12h04

SÃO PAULO (Reuters) - Maior operadora de celulares em GSM no país, a TIM procura ver a adesão da concorrente Vivo à tecnologia do chip como uma oportunidade.

Segundo o presidente da TIM, Mario Cesar Pereira de Araújo, há uma chance de alguns usuários migrarem não só de tecnologia, mas também de operadora.

"Quando o cliente que hoje é CDMA for migrar para GSM ele pode migrar para outras operadoras que ofereçam essa mesma tecnologia", disse Araújo, em conferência telefônica com jornalistas para comentar o balanço da companhia no segundo trimestre.

Segundo o executivo, essa possível atração de clientes da concorrente pode ganhar impulso se entrar em vigor o princípio da portabilidade, que prevê o direito do usuário manter o seu número, mesmo trocando de operadora. A regra, acredita Araújo, está para ser levada à audiência pública pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

"Muitos clientes não mudam de operadora por causa do número", comentou o presidente da TIM.

Segundo ele, há também a possibilidade de redução do custo dos aparelhos, devido ao aumento de escala com a entrada de mais uma operadora na tecnologia GSM.

Na sexta-feira, a Vivo anunciou um investimento de 1,08 bilhão de reais na implantação de uma rede GSM. Maior operadora em número de usuários, a empresa informou que vai manter a tecnologia CDMA, mas pretende usar o chip para voltar a crescer e tentar recuperar clientes perdidos para o chip.
Telles

Conheça aqui a Vergonha Nacional
User avatar
telles
Saidero GoldMember
Saidero GoldMember
 
Posts: 1142
Joined: 10 Sep 2003, 19:47
Location: With Six Are Underground

Postby Rafael » 28 Jul 2006, 07:43

Na verdade esse lance da vivo existem duas correntes...

1- É blefe... estão falando isso só pra desvalorizar a Telemig (que é CDMA e o é unico grande merdcado que eles estão fora), assim eles podem comprá-la mais em conta, e então dizem que a opção correta é o CDMA...
Eu particularmente acho essa possibilidade muito complicada e arriscada... perde credibilidade...


2- A Telefônica é dona de parte da Vivo (acho que +/- 50%). No resto da América Latina, ela tem a marca Movistar (que se não me engano é a marca na espanha/europa também), que é GSM... A Telefônica claramente quer comprar a Vivo e juntar tudo... primeiro tentou comprar a Portugal Telecom, mas não conseguiu pois a maior parte do capital é do governo portugues. Como não conseguiu, vendeu sua parte da PT, pra poder comprar a Vivo... aí unifica toda a operação na América Latina,que pra eles, no fundo, é tudo uma coisa só... Imagina a dó dos caras a grana que investiram pra patrocinar a Libertadores ou um barco naquela corrida de volta ao mundo, e no Brasil não serve pra porra nenhuma, pois o pessoal aqui nem conhece a marca...
User avatar
Rafael
Grão-Mestre Saidero
Grão-Mestre Saidero
 
Posts: 717
Joined: 10 Sep 2003, 21:30
Location: Sampa

Postby junior » 28 Jul 2006, 08:22

Só para não dizer que não disse algo, sim, e´ Movistar por aqui também :P
User avatar
junior
Grão-Mestre Saidero
Grão-Mestre Saidero
 
Posts: 887
Joined: 13 Feb 2004, 11:55
Location: Sei lá... Em algum lugar com conexão a internet! :-)

Postby mends » 28 Jul 2006, 10:50

1- É blefe... estão falando isso só pra desvalorizar a Telemig (que é CDMA e o é unico grande merdcado que eles estão fora), assim eles podem comprá-la mais em conta, e então dizem que a opção correta é o CDMA...
Eu particularmente acho essa possibilidade muito complicada e arriscada... perde credibilidade...



Fora de questão. Só de anunciar o aumento de CAPEX (Investimentos de Capital) pra fazer a rede GSM, a Vivo perdeu valor de mercado pra kct, o preço da ação foi lá pra baixo, com recomendação de venda de todos os bancos. Esse "blefe", se existiu, custou muito dinheiro à Vivo, e seria administrar uma multinacional em mercado ultra-competitivo, no meio de uma guerra de preços, como quem administra a Poli Jr, de orelhada. O grande problema de trocar a tecnologia é a especificidade da rede CDMA, o que leva o valor da Vivo lá pra baixo, e a necessidade de caixa pra fazer frente ao investimento de construir o GSM, o que abaixa ainda mais o valor da empresa (valor de empresa é o valor presente dos fluxos de caixa futuros para os acionistas/credores, grosso modo. Se uso muito caixa pra outras coisas, menos caixa vai pra esses caras e menos valiosa a empresa é). Ou seja, o "blefe" tirou quase 20% de valor de mercado da empresa. E não dá pra falar que foi manobra pra comprar a parte da PT mais barato, porque a Telefónica de um jeito ou de outro sempre iria pagar um ágio além do valuation, pra que a PT saísse. Esse ágio não abaixa da noite pro dia, é um prêmio de controle. Ou seja, ser blefe não faz sentido econômico.
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí


Return to Tecnologia