Universidades

Ciência, Saúde, Economia, Política

Re: Universidades

Postby Danilo » 21 Jul 2009, 22:08

Pedido de suspenção de cotas para negros

O STF recebeu do DEM pedido de suspensão liminar da adoção pela UnB de cotas para admissão de vestibulandos negros e pardos. A medida começou a ser praticada em 2000 no estado do Rio de Janeiro por diversas universidades federais e depois se estendeu à Universidade Federal da Bahia, sendo adotada em seguida pela UnB.

Está previsto para os dias 23 e 24 de julho o registro dos estudantes aprovados no segundo vestibular de 2009 da Universidade de Brasília, tendo sido fixadas 20% das vagas para eles. O DEM alegou na medida impetrada no STF que vão ocorrer "danos irreparáveis se a matrícula se basear em cotas raciais, a partir de critérios dissimulados, inconstitucionais e pretensiosos". Para o partido, fica caracterizada "ofensa aos estudantes preteridos" e por isso pede resposta urgente do Supremo.

O jurista Valmir Pontes Filho, conselheiro da OAB combate a fixação de cotas em universidades, porque entende que isso estimula exatamente a discriminação. O critério deveria ser estabelecer cotas para quem for mais pobre, sem levar em conta a sua cor, defende Pontes. Ele diz que em determinadas áreas do Nordeste existem lavradores brancos, de olhos azuis, muito pobres, descendentes dos exploradores holandeses que invadiram o Brasil na época da colonização. "Eles em nada são diferentes de pessoas que tenham outra cor de pele. A diferença está na questão econômica e social", argumenta.

(fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/ ... u8392.jhtm)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Universidades

Postby Danilo » 15 May 2010, 18:21

Dilma diz que ampliará cotas raciais "queiram eles ou não"

A petista Dilma Rousseff afirmou na noite desta sexta-feira, na abertura do Encontro Nacional de Negras e Negros do PT, que se eleita ampliará a política de cotas raciais no ensino "queiram eles ou não". E chegou a apoiar manifestação do público defendendo a adoção do sistema para o ingresso em mestrado e doutorado. "O que nos une é o compromisso de que nós vamos fazer políticas afirmativas ou de cotas queiram eles ou não", discursou Dilma, que acolheu depois manifestação vinda da plateia: "Isso, cota pra mestrado, pra pós-graduação".

(matéria completa em http://www1.folha.uol.com.br/folha/bras ... 5507.shtml)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Previous

Return to Papo Sério

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests