Velocidade e eficiência

Carros, Motos, Barcos, Bicicletas, Tênis...

Velocidade e eficiência

Postby Danilo » 30 Oct 2007, 12:40

Estou fazendo um trabalho (de História da Técnica e Tecnologia) sobre Bicicletas. Pois bem, umas das forças que o ciclista enfrenta é a resistência do ar, que é proporcional a área da superfície frontal e ao quadrado da velocidade. Os ciclistas na cidade, em bicicletas de passeio, pedalam mais em posição mais confortável, ou seja, mais em pé. Tal posição aumenta a área frontal, aumentando a dificuldade de atingir altas velocidades. Os ciclistas de estrada assumem posições mais deitadas, o que permite atingir maiores velocidades com maior facilidade. Uma solução pouco popular que permite atingir altas velocidades são as bicicletas reclinadas, ou recumbent, que colocam o ciclista em posição deitada para trás e próximo mais próximo do chão. Eis pequeno vídeo mostrando as recumbent:



E num tipo dessas estranhas bicicletas que foi batido o recorde de velocidade de veículo a propulsão humana. Em 2002, o canadense Sam Whittingham atingiu 130 km/h!
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Postby Danilo » 30 Oct 2007, 13:07

Trecho interessante do Bicycling Science (de Frank Rowland Whitt e David Gordon Wilson, Mit Press):

It is easy to show that the bicycle is very efficient. The resistance to motion, and therefore the overall energy-efficiency, is a strong function of speed for all modes. The way in which the resistances vary with speed is peculiar to each vehicle, animal, or mode. Therefore, comparisons are valid only if they are made at the same speed.
(...)
Energy cost of movement by various means:

Image
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Postby Rafael » 30 Oct 2007, 21:56

porque elas não são usadas em competições?

Nas estradas até entenderia, mas em velódromos, pq não?
User avatar
Rafael
Grão-Mestre Saidero
Grão-Mestre Saidero
 
Posts: 717
Joined: 10 Sep 2003, 21:30
Location: Sampa

Postby Danilo » 30 Oct 2007, 22:23

As reclinadas aparecem pela primeira vez no início do século XX, mais ou menos junto com as outras geometrias de bikes. Eis que na década de 30, um ciclista relativamente desconhecido, Francis Faure, venceu o campeão mundial, Lemoire, numa corrida de 4 km e ainda bateu os recordes estabelecidos com bicicletas convencionais.

Este fato criou um controvérsia dentro da UCI (União Internacional tambem dos Ciclistas), o orgão regulador do ciclismo internacional. Pois resolveram banir as reclinadas e desconsiderar o recorde. Para ser classificada como bicicleta, entre outras exigências, passou a ser necessário que o selim não estivesse a mais de 12cm do eixo dos pedais.

Daí o negócio "não pegou" até mais ou menos a década de 70. Hoje há atualmente competições abertas de veículos a propulsão humana (HPV) nas quais as reclinadas costumam superar qualquer tipo de bicicleta mais tradicional. Também gente fazendo cicloturismo com elas.

Em 2001, a Cannondale, que é uma marca famosa de bikes, chegou até a produzir umas 200 unidades dessa semi-reclinada:
Image

Pessoalmente já vi essa geometria diferentona só uma vez e meia. Uma numa feira 2 Rodas. E outra meia na USP vi um tricliclo reclinado no qual o sujeito sem pernas usava os braços pra "pedalar".
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

carro elétrico com sal

Postby Danilo » 12 Nov 2007, 00:05

Tesla Roadster: um carro elétrico nada sem sal

Vem aí o primeiro carro-esporte elétrico de série. O Tesla Roadster, apresentado por uma empresa independente americana, que deve começar a ser vendido em 2008.

Image

O carro faz de 0 a 100 km/h em 4 segundos e atinge máxima de 217 km/h. Graças a 6830 baterias de íon de lítio, as mesmas usadas em notebooks, o Tesla tem uma autonomia de 400 quilômetros com uma única carga. Depois disso, só precisa ficar três horas e meia ligado a uma tomada de 220 volts. Modelos anteriores gastavam uma noite inteira para recarregar. O uso do íon de lítio, em vez de outros elementos químicos, permitiu aumentar a vida útil das baterias. O motor usado é um trifásico de quatro pólos, que funciona com corrente alternada. O sistema de freios é regenerativo, isto é, ajuda a recarregar as baterias quando acionado. O mesmo ocorre em descidas. Pena que o preço vai ser meio salgado, na casa dos 100 mil dólares.

Ah, o nome é uma homenagem a Nikola Tesla (o mesmo que também dá o nome a unidade de fluxo magnético). A carroceria do carro foi desenvolvida com a colaboração do estúdio de design da Lotus, na Inglaterra.

Mais informações em http://www.teslamotors.com/
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Velocidade e eficiência

Postby Danilo » 18 Jun 2008, 13:25

A Th!nk aposta no seu Ox como prova que a hora do carro elétrico chegou

Image

A Think Global, empresa norueguense, tem fabricado carros elétricos não muito caros na Europa e pretende entrar no mercado americano até o final do ano. O Ox é uma prévia da próxima geração de veículos, um pouco menor que o também elétrico Toyota Prius, pode viajar de 200 a 250km sem recarga, e faz de 0 a 100km/h em cerca de 8,6 segundos. Suas baterias podem ser 80% carregadas em menos de uma hora, e um painel solar integrado ao teto fornece energia à eletrônica de bordo. No interior, o hatchback leva um monte de trecos hi-tech, como navegação GPS, conexão internet via celular, e um tipo de painel configurável. O design do produto é limpo e exibe peças não pintadas de alumínio. O preço ainda não foi anunciado, mas os veículos atuais da empresa custam menos de 25 mil dólares.

Honda inicia produção de primeiro carro movido a hidrogênio

Image

Já a Honda começou a produzir nesta segunda-feira os primeiros carros movidos a hidrogênio para serem vendidos no mercado americano em julho, e a partir de setembro no Japão. O carro de tamanho médio para quatro pessoas, chamado FCX Clarity, é movido a hidrogênio e eletricidade, emitindo apenas vapor d'água. O interior é composto por materiais alternativos e orgânicos que também foram produzidos seguindo normas de baixa emissão de poluentes. Por dentro, ele oferece maravilhas modernas como sistema de navegação (com a localização dos postos de hidrogênio para reabastecimento), assentos climatizados e conectividade bluetooth. O veículo tem autonomia de 450km. A Honda planeja produzir cerca de 200 unidades nos próximos três anos, vendidas a cerca de 22 mil dólares em contratos de leasing.

(fonte: businessweek.com/innovate e g1.globo.com)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Carros

Postby Danilo » 22 Oct 2008, 23:42

Porsche com motor elétrico

Image

A empresa alemã RUF vem a algum tempo transformando esportivos em veículos elétricos. Desta vez a vítima foi o Porsche 911. Com 96 baterias de lítio, ganhou 550 kg extras, ficando com um total de 1910 kg. Movido pelo motor elétrico de 204 cv de potência e 66 kgfm de toque máximo pode ir de 0 a 100 km/h em aproximadamente 7 segundos e obter uma velocidade máxima de 225 km/h. Longe do desempenho de um Porsche, perde pro Tesla (viewtopic.php?f=37&t=1297&p=13554#p12224).

Image

(mais em http://blog.wired.com/cars/2008/10/rufs-electric-p.html)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Velocidade e eficiência

Postby Danilo » 22 Apr 2009, 01:03

Carros com selo de eficiência energética

Foi criado um selo de "eficiência energética" para automóveis. Na sexta-feira da semana passada foi anunciado o ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) que vai informar, para os consumidores brasileiros, os níveis de consumo de combustíveis de alguns automóveis. Assim, quem quiser optar por modelos mais econômicos/eficientes poderá ter a informação expressa em um selo afixado no próprio carro. Mas a adesão ao programa é voluntária: a montadora ou importadora adere se quiser, e etiqueta os modelos que achar conveniente. Fiat, GM, Honda, Kia e Volkswagen se inscreveram no programa de etiquetagem.

A etiqueta veicular, graduada de A a E, é semelhante ao selo utilizado em eletrodomésticos. Ela indica o desempenho do carro em relação ao consumo de combustível, na estrada e na cidade. O selo faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular), coordenado pelo Inmetro, com parceria da Petrobras. Além do selo no vidro do carro, os dados também estarão disponíveis na tabela publicada no site do Inmetro.

(fonte: http://www.inmetro.gov.br/noticias/verN ... ticia=2802)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Velocidade e eficiência

Postby Danilo » 07 Jul 2009, 00:00

Moto elétrica

Image

Motard é um estilo de moto que, resumidamente, consiste de uma off-road transformada em uma moto otimizada para o asfalto. Pois uma empresa americana de vanguarda na fabricação de motos elétricas, a Zero Motorcycles lançou a sua primeira Motard, a Zero S. Tem duas vantagens em relação às motos com motores à combustão: tem altíssimo torque e resposta à aceleração muito mais rápida.

O motor elétrico da Zero S é capaz de produzir o equivalente a 31 hp pesando 102 kg. Atinge a velocidade máxima de 97 km/h. Pra efeito de comparação, uma CG 125 Titan tem motor que produz até 11 hp e pesa 120 kg. Sua autonomia é 97 km e a recarga completa de suas baterias de íons de lítio leva 4 horas em tomadas comuns de 110 ou 220 volts. Pena que essas baterias na moto a deixam com "cara de grávida"...

A Zero Motorcycles (http://www.zeromotorcycles.com/) já organizou e promoveu o primeiro campeonato de motocross com motos elétricas do mundo.

(fontes: http://www.wired.com/reviews/product/pr ... _firstlook e http://www.parana-online.com.br/canal/a ... ws/369636/)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Velocidade e eficiência

Postby Danilo » 17 Sep 2009, 18:43

Tá acando a graça de postar sobre veículos elétricos. Toda marca parece estar projetando um, mesmo que apenas sob forma de carro conceito. Agora é vez da Audi...

Audi apresenta elétrico de 313 cavalos

O Audi e-Tron, conceito 100% elétrico baseado no esportivo R8, será lançado em versão de produção em 2012, conforme revelou a marca nesta quarta-feira no Salão de Frankfurt.

Image

Com quatro motores elétricos, sendo dois no eixo dianteiro e dois no traseiro, o veículo é capaz de desenvolver 313 cv de potência máxima. Com tal motor, o e-tron acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e chega a uma velocidade máxima (limitada eletrônicamente) de 200 km/h. A autonomia é de 248 km. As baterias são de íons de lítio e ficam alojadas debaixo dos bancos, o que mantém o baixo centro de gravidade e estabilidade similar ao do R8 convencional.

(mais informações em http://www.audi.com/com/brand/en/tools/ ... -tron.html)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Velocidade e eficiência

Postby Danilo » 19 Jul 2010, 14:39

GM Volt chega às lojas nos EUA

Image

A General Motors anunciou que vai oferecer garantia de 8 anos ou 100 mil milhas (160.934 km) na bateria de lítio-íon e de mais 161 componentes do híbrido Chevrolet Volt. O carro chega às lojas dos Estados Unidos entre outubro e novembro. De acordo com a GM, o Volt pode percorrer 40 milhas (65 km) apenas com o motor elétrico, sem a necessidade de ativar o propulsor a gasolina, que funcionaria apenas como fonte complementar do carro. A bateria pode ser recarregada entre 8 e 10 horas em tomada de 120 volts ou cerca de quatro em uma conexão de 240 volts.

O preço é que ainda não agrada. O carro deve ficar por volta de US$ 40 mil. O concorrente direto seria o Nissan Leaf, por US$33 mil, que deverá chegar no mercado em dezembro.

(fonte: http://g1.globo.com/carros/noticia/2010 ... antia.html e http://money.cnn.com/2010/03/30/autos/n ... n&hpt=Sbin)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo


Return to Veículos

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests

cron