O verdadeiro 11 de setembro

América Latina, Brasil, governo e desgoverno
CPIs mil, eleições, fatos engraçados e outros nem tanto...

O verdadeiro 11 de setembro

Postby Gram » 03 Jan 2007, 19:03

http://www.youtube.com/watch?v=7vrSq4cievs

Excelente vídeo! Em tempos de hipocrisias, onde um monstro criado pelos EUA é condenado à forca, enquanto os líderes dos EUA e RU continuam intocáveis e falando em nome da democracia e da liberdade. Em tempos em q Pinochet morreu sem ser julgado... Cidadão q matou e torturou milhares de pessoas, sempre c a ajuda, o financiamento e o treinamento dos EUA.

Vejam esse vídeo, vale a pena!

No vídeo o chileno explica o pq do colapso da economia chilena em 1972. E o autor fala q, mesmo após todo o boicote e toda a sabotagem, o povo chileno aumentou o apoio a Allende nas eleições municipais... Ele era um democrata, mas foi assassinado por acreditar na democracia e na utopia da liberdade e auto-determinação dos povos.

Revoltante ver o que os EUA fez e faz até hoje, e mais revoltante ainda é ver pessoas do nosso lado, o do oprimido e explorado, servir de capacho e vaquinha de presépio dos EUA e ficar arrotando todas as diretrizes que eles nos impõe. Isso me revolta demais!

Essa meia duzia de famílias/corporações que comanda o país como se fosse sua propriedade privada. É essa meia duzia de famílias/corporações que torna o nosso país tão desigual e desumano. Além de que, essa meia duzia de famílias/corporações está em plena sintonia com os EUA e os seus interesses, o maior exemplo disso foi o golpe militar e os 20 anos da desumana ditadura.
User avatar
Gram
Pé de Frango
Pé de Frango
 
Posts: 3
Joined: 02 Jan 2007, 19:41

Postby mends » 03 Jan 2007, 20:30

a boa educação manda que sejamos educados com os visitantes.

a boa "cidadania" manda que sejamos compreensivos com os idiotas.

infelizmente sou mal-educado e péssimo cidadão.

mostrar como avatar com fascista e ditador Hugo Chavez e falar que
líderes dos EUA e RU continuam intocáveis e falando em nome da democracia e da liberdade
é levar a ignorância a níveis estratosféricos. Mas tem a quem puxar: seu ídolo, Chavez, é um ignorante também. Sabe quem foi Simón Bolívar, aquele do socialismo bolivariano? Homem de seu tempo, ávido leitor de Montesquieu e Adam Smith, Bolívar inspirava-se na Revolução Americana e defendia a razão, a liberdade, a ordem e o livre mercado. Lutou pela unidade da América Hispânica, tomando como modelo a grande República da América do Norte. Que chato, não?

Mas quem é Chavez, então? O chavismo bebe no pensamento do historiador venezuelano Federico Brito Figueroa (1921-2000), autor de uma narrativa étnica do passado do país, e do cientista político argentino Norberto Ceresole (1943-2003), personagem controvertido que ingressou na política pelo peronismo de esquerda e, em 1987, ajudou a articular a rebelião militar de Aldo Rico e seus 'carapintadas' contra os processos de violações de direitos humanos na Argentina.

Ceresole tornou-se conselheiro do grupo militar de Chávez pouco depois do frustrado golpe de 1992 e freqüentou o círculo presidencial até o final de 1999. Ele desfrutou a amizade e compartilhou as idéias de Robert Faurisson, o pai intelectual da negação do Holocausto, e de Roger Garaudy o intelectual francês que tentou conciliar comunismo e catolicismo até se converter ao Islã e, com financiamento iraniano, se entregar à difusão militante do anti-semitismo. A visita de Chávez a Teerã, a proclamação de uma aliança ideológica com o Irã de Mahmoud Ahmadinejad e a inauguração de um escritório da Jihad Islâmica em Caracas são tributos do presidente venezuelano à influência duradoura do amigo argentino.

Ajudaria se você lesse mais antes de falar besteira, ou seguir fascistas disfarçados de democratas.


Cidadão q matou e torturou milhares de pessoas, sempre c a ajuda, o financiamento e o treinamento dos EUA.


Pinochet mandou mantar Orlando Letelier em Washington, e foi publicamente repreendido pelo governo americano. Fora o que aconteceu por vias não diplomáticas (dois anos de suspensão de ajuda financeira direta). Era um imbecil sanguinário, era ladrão também, razão por que até a direita chilena quer distância dele.

Mas e quantos matou Fidel? E quantos continua a matar, em sua ilha miserável? Qualquer ditadura é uma porcaria, mas dá para perceber que nenhum ditador foi tão eficiente para matar quanto Fidel Castro. Seu regime, por 100 mil habitantes, matou:

- 277 vezes mais do que a ditadura brasileira
- 3,46 vezes mais do que a ditadura chilena
- 2,6 vezes mais do que a ditadura argentina
- 27,7 vezes mais do que a ditadura uruguaia

E Che, o grande ídolo da juventude cabeça-oca? Che, que executou a sangue frio, e sem julgamento, um “companheiro” por ter “roubado” um pedaço de pão. Aquele "humanista" que era também defensor, como escreveu, do “ódio intransigente ao inimigo”, que transforma o ser humano numa “efetiva, violenta, seletiva e fria máquina de matar”. Quem escreveu isso foi ele. Você leu? Acho que não...

colapso da economia chilena em 1972


Estude economia (o mínimo, só pra saber conversar. pode ser até microeconomia, recomendo o livro do Pindick&Rubenfeld). Pra falar do colapso de alguma coisa, devemos aprender o que sustenta essa coisa (nós, saideros engenheiros, aprendemos que materiais só colapsam quando submetidos a situações além do que sua elaasticidade suporta, por determinado tempo).

que os EUA fez e faz até hoje


O que os EUA fez (sic) e faz até hoje? Escreve aí, para que possamos dar boas risadas com sua ignorância (e podermos dar pauladas, refutando seus argumentos).

Ele era um democrata,


Allende era tão democrata que roubou propriedade privada, lutou contra a liberdade de imprensa, entre outras ações democráticas e populares. Ignorance is bliss meu caro. Mas a sua dói.

Pra não dizerem que só bati e não te ensinei nada, vou te ensinar o verdadeiro sigificado da palavra que você deve estar louco pra usar:

Hitler, Stalin e Mussolini comumente proclamavam que eles haviam sido “escolhidos” para trazer a Salvação ao mundo. Eles se proclamavam os líderes da juventude criativa, preocupada com o próximo, que devia lutar contra o “velho”: a velha sociedade, os velhos valores, o passado. Eles trazaim do Oriente a cura para os males do Ocidente, e queriam dar o golpe final no liberalismo e no capitalismo: queriam suplantar o “egoísmo capitalista” pelo altruísmo, a sociedade de classes pelo Estado, a democracia pelo “controle social”, a economia de mercado pelo socialismo, marxista ou não. A guerra que eles engendraram era menos uma guerra de conquista territorial que uma guerra por “um mundo melhor”. E eles estavam certos da vitória, pois haviam nascido sob o signo da “nova onda”, do “futuro”. Toda ideologia totalitária versa sobre o futuro, um mundo melhor onde vicejará o “Novo Homem”. Ideologias totalitárias não têm passado a oferecer. Para alcançar o “Novo Mundo”, o “Novo Homem” deveria trocar suas “idéias velhas” pelas Boas Novas. Quem resistir a isso tem um só nome: REACIONÁRIO.

Essa mentalidade fez com que Hitler alcançasse vitórias impensáveis: os dinamarqueses e os checos capitularam sem lutar! Noruegueses convidaram o exército alemão a entrar no País, holandeses e belgas ofereceram resistência mínima. Os franceses tiveram a audácia de celebrar a destruição de sua independência como o “renascimento da Nação”. Entre os ingleses, Lloyd George chegou a discursar na Câmara dos Lordes dizendo que Hitler era "a ressureição e o Caminho da Europa". Lloyd George odiava a "velha e fétida aristocracia, de Chruchill e Chamberlain, REACIONÁRIOS(...)". Entre os americanos, Joseph Kennedy, embaixador americano na Inglaterra, de origem irlandesa "oprimida" (e pai do presidente galã) era tão fã de Hitler que torcia abertamente para a Força Expedicionária Britânica ser dizimada na retirada de Dunquerque, em maio de 1940. Nunca na História desses países...

Hitler não tinha nenhuma arma secreta à sua disposição. Ele não deveu suas vitórias a um soberbo trabalho de inteligência, a estrategistas geniais, aos “quinta-colunas”. ELE VENCIA PORQUE SEUS OPONENTES NUTRIAM SIMPATIA POR SUAS IDÉIAS.

Cabe lembrar também que os trabalhadores alemães foram a principal fonte do poder de Hitler. O Nacional-SOCIALISMO (Nazi) os ganhou por ter virtualmente eliminado o desemprego e reduzido o papel dos hábeis empreendedores e capitalistas a meros gerentes (Betriebsfuher). Os capitalistas apoiavam Hitler? Só se considerarmos que a escolha que tinham o comunismo, provavelmente teriam-os condenado à morte. Entre a morte e a existência na servidão, preferiram a segunda opção. Os capitalistas não gostam de ser exterminados, como qualquer outra pessoa.

A terminologia política, a glossolalia de nossos tempos, é idiotice pura: o que é esquerda, e o que é direita? Por que Hitler é considerado de direita e Stalin de esquerda se ambos foram déspotas sádicos, chefes de regimes coletivistas totalitários, com o controle dos meios de produção nas mãos do Estado? O que faz Hitler diferente de Stalin, se ambos eram SOCIALISTAS?

Quem é reacionário e quem é progressista? Reação contra a escravidão não pode ser condenada, assim como progresso pelo caos não pode ser estimulado. A ninguém é dada a faculdade de atingir o Bem por meio do Mal. Nada deveria se aceito só porque é novo, radical e está “na moda”. Ortodoxia não é um mal em si.
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Postby Gram » 03 Jan 2007, 21:59

Allende era tão democrata que roubou propriedade privada, lutou contra a liberdade de imprensa, entre outras ações democráticas e populares.


Ele era democrata, servia a imensa maioria da população, ao povo que era oprimido e nao tinha terras para produzir, nem onde viver. Liberdade de imprensa? haha.Sim, da mesma forma como Chávez tambem a combate, né? Pois eu estou de acordo a esta postura "contra" a "liberdade de imprensa", da imprensa-empresa, mídia como indústria cujo objetivo é explorar ao máximo p obter o lucro máximo.

Estude economia (o mínimo, só pra saber conversar. pode ser até microeconomia, recomendo o livro do Pindick&Rubenfeld). Pra falar do colapso de alguma coisa, devemos aprender o que sustenta essa coisa (nós, saideros engenheiros, aprendemos que materiais só colapsam quando submetidos a situações além do que sua elaasticidade suporta, por determinado tempo).


Voce viu o video??Deveria pois deveria ver.

Por acaso, até li dois livros sobre Simón Bolívar, em um deles tem várias cartas e depoimentos do próprio Bolívar.

Eu nao acho nada chato no pensamento de Bolívar, apenas percebo que ele era um homem de seu tempo. O que é de se ressaltar nele foi sua vontade de libertar os povos oprimidos da América espanhola e fazer a união desses povos sob uma mesma bandeira. Chávez usa esse símbolo de libertador do império, aquele que lutou ao lado dos mais fracos contra o império opressor. Troque a metrópole da época, Espanha, pelos imperialistas de hj, EUA, e teremos o q inspirou Chávez. Bolívar, um bem nascido, poderia ter levado sua vidinha mais ou menos, mantendo seu status de aristocrata, porém dedicou sua vida a lutar por um ideal (e nessa época os liberais lutavam mesmo por ideais, é até curioso como as coisas mudam ao longo da história), um sonho q carregou consigo até o túmulo. Este é o lutador e a história que Chávez usa como símbolo e exemplo a ser seguido.

Reconheço os avanços sociais de Cuba, apenas possível sob o governo de Fidel. Mas n concordo, jamais, c os demandos e os desvios dos verdadeiros ideais socialistas q Fidel Castro impôs a Cuba.

Qt a Che, vamos por parte:

1. Ele é ídolo da juventudo cabeça-oca sim, é verdade. Juventude cabeça-oca = juventude criada sob a ditadura da indústria cultural, que manipula e homogeniza as opiniões e os gostos. A figura "pop" do Che é o maior exemplo de como a indústria cultural cria símbolos e tendências massificadas sem passar um pingo de conteúdo e conhecimento. É uma vitória do capitalismo, sem dúvida!

2. Você vai tratar seu inimigo histórico, o opressor do povo com flores e chá da tarde? Você acha que uma pessoa que luta, que verdadeiramente lutou, contra um sistema de classes desumano, excludente e marginalizador, vai pregar o amor e a paz?

Hitler, Stalin e Mussolini comumente proclamavam que eles haviam sido “escolhidos” para trazer a Salvação ao mundo. Eles se proclamavam os líderes da juventude criativa, preocupada com o próximo, que devia lutar contra o “velho”: a velha sociedade, os velhos valores, o passado. Eles trazaim do Oriente a cura para os males do Ocidente, e queriam dar o golpe final no liberalismo e no capitalismo: queriam suplantar o “egoísmo capitalista” pelo altruísmo, a sociedade de classes pelo Estado, a democracia pelo “controle social”, a economia de mercado pelo socialismo, marxista ou não. A guerra que eles engendraram era menos uma guerra de conquista territorial que uma guerra por “um mundo melhor”. E eles estavam certos da vitória, pois haviam nascido sob o signo da “nova onda”, do “futuro”. Toda ideologia totalitária versa sobre o futuro, um mundo melhor onde vicejará o “Novo Homem”. Ideologias totalitárias não têm passado a oferecer. Para alcançar o “Novo Mundo”, o “Novo Homem” deveria trocar suas “idéias velhas” pelas Boas Novas. Quem resistir a isso tem um só nome: REACIONÁRIO.

Essa mentalidade fez com que Hitler alcançasse vitórias impensáveis: os dinamarqueses e os checos capitularam sem lutar! Noruegueses convidaram o exército alemão a entrar no País, holandeses e belgas ofereceram resistência mínima. Os franceses tiveram a audácia de celebrar a destruição de sua independência como o “renascimento da Nação”. Entre os ingleses, Lloyd George chegou a discursar na Câmara dos Lordes dizendo que Hitler era "a ressureição e o Caminho da Europa". Lloyd George odiava a "velha e fétida aristocracia, de Chruchill e Chamberlain, REACIONÁRIOS(...)". Entre os americanos, Joseph Kennedy, embaixador americano na Inglaterra, de origem irlandesa "oprimida" (e pai do presidente galã) era tão fã de Hitler que torcia abertamente para a Força Expedicionária Britânica ser dizimada na retirada de Dunquerque, em maio de 1940. Nunca na História desses países...

Hitler não tinha nenhuma arma secreta à sua disposição. Ele não deveu suas vitórias a um soberbo trabalho de inteligência, a estrategistas geniais, aos “quinta-colunas”. ELE VENCIA PORQUE SEUS OPONENTES NUTRIAM SIMPATIA POR SUAS IDÉIAS.

Cabe lembrar também que os trabalhadores alemães foram a principal fonte do poder de Hitler. O Nacional-SOCIALISMO (Nazi) os ganhou por ter virtualmente eliminado o desemprego e reduzido o papel dos hábeis empreendedores e capitalistas a meros gerentes (Betriebsfuher). Os capitalistas apoiavam Hitler? Só se considerarmos que a escolha que tinham o comunismo, provavelmente teriam-os condenado à morte. Entre a morte e a existência na servidão, preferiram a segunda opção. Os capitalistas não gostam de ser exterminados, como qualquer outra pessoa.

A terminologia política, a glossolalia de nossos tempos, é idiotice pura: o que é esquerda, e o que é direita? Por que Hitler é considerado de direita e Stalin de esquerda se ambos foram déspotas sádicos, chefes de regimes coletivistas totalitários, com o controle dos meios de produção nas mãos do Estado? O que faz Hitler diferente de Stalin, se ambos eram SOCIALISTAS?

Quem é reacionário e quem é progressista? Reação contra a escravidão não pode ser condenada, assim como progresso pelo caos não pode ser estimulado. A ninguém é dada a faculdade de atingir o Bem por meio do Mal. Nada deveria se aceito só porque é novo, radical e está “na moda”. Ortodoxia não é um mal em si.


Ainda bem q vc falou tanto de Hilter... Afinal, quando sua Alemanha nazista sofeu os primeiros embargos econômicos, foram as grandes famílias dos EUA, inclusive o avô de um tal de George W. Bush, quem financiou o estado alemão, ora lavando dinheiro vindo da Alemanha e Holanda, ora convencendo investidores estadunidenses a injetarem dinheiro por debaixo dos panos nos projetos de Hitler. Foram as parcerias com grandes empresas estadunidenses que permitiram construções de campos de concentração, de fábricas de produtos químicos, dentre outras coisas.

E Hitler e Stálin eram tão socialistas quanto George W. Bush e Tony Blair são pacifistas.
VIVA LA REVOLUCION!!!!
User avatar
Gram
Pé de Frango
Pé de Frango
 
Posts: 3
Joined: 02 Jan 2007, 19:41

Postby Danilo » 03 Jan 2007, 23:14

Gram wrote:Você vai tratar seu inimigo histórico, o opressor do povo com flores e chá da tarde?


Flores não, mas Ghandi foi mais ou menos nessa linha...

Gram wrote:Reconheço os avanços sociais de Cuba, apenas possível sob o governo de Fidel.


Cuba realmente aparenta ter bons indicadores sociais. Dizem as estatísticas oficiais que os indicadores de saúde são bons, a mortalidade infantil é baixa, e a expectativa de vida é alta. Seriam essas estatísticas confiáveis? Se sim, a que custo elas foram obtidas?
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Postby mends » 04 Jan 2007, 08:23

MINHA Alemanha nazista? A tia Neide não ensinou você a ler não???? Leia o texto de novo, três vezes, até entender. Grife as palavras que não conhece e procure no dicionário.

Quem pensa diferente de mim não é meu inimigo. Quem "pensa" diferente, mas não consegue argumentar, como você, merece pena. Só. O fato é que respeitamos o pensamento diferente (aliás, até o "pensamento" diferente, respeito que se traduz pelo fato de você estar no NOSSO site falando abobrinhas ;) ).

Imprensa-empresa? Imprensa é negócio, sempre foi. Não é "serviço-público", não dve ser submetida a "controles sociais". Quem iria controlar a imprensa e decidir o que publicar? Você? O mercado é melhor decisor que você (atenção, isso é uma casca de banana. Convém avisar a quem mal sabe ler).

Quando ler mais que dois livros, pode voltar aqui pra mesa dos adultos.

E se você diz que os "indicadores sociais" de Cuba são "bons" (falar isso é ridículo, dado que não se pode comprar um xampu a mais que o que vem na sua "ração" sem pedir para um turista que esteja entrando nas lojas de turistas - vá a Varadero, amigo, não precisa acreditar em mim - come-se mal, os carros são dos anos 50 (quando Fidel morrer e o capitalismo voltar, quem sabe não conseguimos importar um daqueles cadillacs a preço de banana? quero dois!), parte significativa das belas jovens viram jineteras em busca de parcos dólares etc), deve saber que os do Chile são melhores. Então, leia com muita atenção agora, para não responder besteira:

SE VOCÊ JUSTIFICA O CARNICEIRO FIDEL POR CONTA DOS "INDICADORES SOCIAIS", ENTÃO, PELO SEU PRÓPRIO SOFISMA (GRIFE SOFISMA E CORRA AO DICIONÁRIO, EU ESPERO), VOCÊ TEM QUE JUSTIFICAR PINOCHET.

NENHUM DOS DOIS SE JUSTIFICAM.
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Postby Gram » 04 Jan 2007, 17:15

Minha Alemanha nazista?Leia o texto de novo,até entender.



Sua Alemanha nazista = Alemanha de Hitler.

Vc que nao entendeu o uso da 3ª pessoa.

Paz, quero apenas trocar ideias.
VIVA LA REVOLUCION!!!!
User avatar
Gram
Pé de Frango
Pé de Frango
 
Posts: 3
Joined: 02 Jan 2007, 19:41

Postby mends » 04 Jan 2007, 17:26

ok, eu entendi errado realmente.

se quer trocar idéias, aqui (é bem vindo), acostume-se a apanhar. bate-se duro por aqui :? . é lógico que isso vale pra todos (ie, você pode bater também). mas uma coisa que gostamos nas discussões sérias é consistência de raciocínio, e a nunca repetir as idéias feitas.

e somos praticamente todos do que você costuma chamar de "direita", acreditamos em livre-mercado, trabalho duro, meritocracia, democracia, liberdade individual, não demonizamos os EUA, ou Israel, não gostamos de terroristas ou ditadores.
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Postby telles » 04 Jan 2007, 17:52

Image
Telles

Conheça aqui a Vergonha Nacional
User avatar
telles
Saidero GoldMember
Saidero GoldMember
 
Posts: 1142
Joined: 10 Sep 2003, 19:47
Location: With Six Are Underground

Postby Aldo » 04 Jan 2007, 19:26

Moneygram??? Escuita, eu preciso transferir uns caraminguás pra fora, vc me ajuda?
E antes que me esqueça, a minha mãe se chama Neide e nunca me ensinou essas paradas de procurar as palavras que eu não sei...
A parada é a seguinte, fiz um skiming muito do malemá dessas paradas que vcs escreveram. Eu acho que o Chavez tem o ego do tamanho da Lua...e que com o zóio preto que ele tem, ele podia se dar bem melhor se estivesse do lado do tio lá de cima....tipo assim, meu, aprender com Sadam e não cometer os mesmos erros...Pq nesse momento ele pode estar desenvolvendo armas nucleares, ne c'est pas?
O legal de Cuba é que as jineretas (não conhecia isso) são todas médicas e defendem o sistema: elas dão por Cuba.
Biba la Rebolacion!
AF
Life moves pretty fast
PS: Esqueci de dizer, nem todos argumentam tão bem, mas garanto que vc vai apanhar de todo mundo, ahahahahhahahhahaha, mas como o Mends disse, vc pode bater também :cool:
User avatar
Aldo
Saidero GoldMember
Saidero GoldMember
 
Posts: 1162
Joined: 16 Sep 2003, 08:19
Location: OZ

Postby mends » 05 Jan 2007, 15:47

Enquanto isso, nos Emirados Sáderes...

Emir Sader, aquele que fez uma enciclopédia de esquerda com verba milionária garantida por estatais, acaba de comprar uma idéia, exposta em seu blog: Evo Morales para Prêmio Nobel da Paz de 2007. A idéia original é do argentino Adolfo Pérez Esquivel, que está meio gagá, ele mesmo recebedor da láurea em 1980. Se você concorda com essa idéia, envie seus dados pessoais para o blog dos Emirados Sáderes, hehe. Defender a proposta aqui, com ar refrigerado, é fácil, não é, Emir? Macheza intelectual seria percorrer as ruas, por exemplo, da província de Santa Cruz — onde está a Bolívia que produz e, pois, é anti-Evo — com um abaixo-assinado. A América Latina está se tornando um Parque dos Dinossauros. Certas regressões da biologia política só prosperam aqui e já não fazem inveja nem à África. Esquivel se notabilizou por combater a ditadura militar argentina e cobrar uma resposta para os desaparecidos políticos. Luta justa, digna e meritória. Eu o entrevistei uma vez. Uma decepção. Seu horizonte político não foge do tatibitate stalinista-antiimperialista de manual. Não me espanta que esteja nessa. Quanto a Sader, bem... Saibam que ele é mentor intelectual — eu juro! — do vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera, o verdadeiro ideólogo de Evo Morales, o índio de araque e de propaganda que governa a Bolívia. Linera se considera um intelectual marxista e é um dos autores convidados da Latinoamericana, a tal enciclopédia esquerdista coordenada por Sader. Foi o mentor intelectual da expropriação da Petrobras no país. A Petrobras é uma das patrocinadoras da enciclopédia em que ele escreve. Agora chamem Ionesco.

Azevedo
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Postby Aldo » 06 Jan 2007, 14:29

Toda vez que entro numa dessas discussões intelectuais (ou intelectualóides), a parada acaba.
Dom, na boa, eu queria que o cara me transferisse dinheiro pra fora...
Se bem sei, os Laitstleits queriam que o Sadam (ponha os d's onde quiser) ganhasse o Nobel da Paz por ter combatido o Irã, "aí os zoropeu falaro que num ia rolá" Evo Morales merece a parada competindo pau a pau com o Chavez (lá vem Chaves, Chaves, Chaves... foi sem querer querendo).
Que parada é essa de Ionesco????
"Companheiro, uma coisa eu digo pra vothêis, nunca na istória deste Paíth, Se eu sêsse o Buuuuuchi, num HaveriaM guerras no mundo e o Iuraque ía sê uma nassão livre i dremocática, como o Basil!"
Na boa, a minha inteligência não deve acompanhar estes caras.
abraços
AF
life moves pretty fast
PS: Gram, eu não sou engenheiro (engenheiróide talvez), só estou aqui pra zoar, a parada é a seguinte, nas lojas daqui só rola comprar as camisas da Inter de Milão sem o scudetto, transfere um quarqué pra fora pra mim, que eu tenho quem a compre com quel maledetto
User avatar
Aldo
Saidero GoldMember
Saidero GoldMember
 
Posts: 1162
Joined: 16 Sep 2003, 08:19
Location: OZ

Postby mends » 11 Jan 2007, 09:10

Azevedo

Chávez e o Brasil 1 - A eleição na Venezuela

O assunto Hugo Chávez, confesso, me aborrece um pouco. Estou me esforçando para devolver à rede o arquivo de Primeira Leitura. Quem era leitor e tem memória do que se escrevia então sabe que sempre tratei este delinqüente como um protoditador — quando ele era apenas isso. Enquanto a canalha politicamente correta relinchava: “Mas o que ele fez contra a democracia até agora? Ele não recorre sempre a votações?” Sim, claro, claro, como se não fosse possível usar os instrumentos da democracia para solapar a democracia... Aliás, o mais evidente e corriqueiro deles é recorrer a plebiscitos, referendos e constituintes. Nessas horas, os orelhudos de plantão comparecem ao debate para lembrar os cantões suíços. Tá bom. Dêem-me a Suíça primeiro. Uma coisa é decidir o que fazer com a quadra da escola pública no fim de semana; outra é chamar a “massa” para arbitrar sobre direitos individuais por exemplo. Não se esqueçam: os petistas chegaram a flertar com a idéia de uma constituinte para fazer a reforma política. E, com efeito, não sei se já desistiram...

Mas volto a Chávez. Seu discurso de posse deixou muito claro: “Pátria-mãe: socialismo ou morte”, afirmou, repetindo Fidel Castro, um dia depois de ter anunciado a disposição de nacionalizar as empresas de telecomunicação e de eletricidade e de não renovar a concessão de um canal de TV que considera “subversivo”. Seu mandato vai até o longínquo 2013. E ele já tem pronta uma medida, para ser votada pelos seus bate-paus, que permite a reeleição sem limites no país. Daí a alcunha que lhe cabe bem: ditador eleito.

Hoje em dia, o Brasil não tem mais tanta importância para Chávez. Mas Lula já foi seu fiador. Mais do que isso. O Apedeuta chegou a declarar que havia democracia “até demais na Venezuela”. O PT, como partido, acaba de mandar uma mensagem saudando a posse do ditador, o mesmo que se uniu a Evo Morales para nos tomar a Petrobras. Este “nos” quer dizer “o Brasil”. Lula não foi surpreendido. Chávez, o Babalorixá, Evo e outros mais mal-encarados compõem o chamado Foro de São Paulo, uma realidade que nada tem de hipótese conspiratória. Perguntem aos petistas. Eles vêem a união das ditas esquerdas latino-americanas — as narcoguerrilheiras Farc pertencem ao grupo — como resposta, imaginem só!, ao Consenso de Washington!

Chávez vai implementar o “socialismo” na Venezuela? Que importa? O que é o socialismo hoje em dia? Será um modelo à moda de Cuba ou da Coréia do Norte? Acho que não. Não com o mesmo isolamento. Vai criar — já criou, de fato — um sistema autoritário na política, do qual dependerá o “bom” funcionamento da economia. Este “bom” quer dizer alguma normalidade, ainda que dentro da rigidez ditatorial. No caso da Venezuela, a estrovenga nasce sob o signo do tal “movimento bolivariano”, mas tem uma marca pessoal muito forte. A esquerda brasileira que conta, o PT, é um pouco mais cuidadosa. Não há lugar, por aqui, para alguém com as mesmas características do ditador venezuelano, mas nem por isso as tentações são menores. Ao contrário: a disputa na Câmara é um exemplo de como a política institucional é refém das estratégias petistas, sem um outro pólo ativo o bastante para dar uma resposta de permanente confrontação. Ao menos por enquanto.

Assim como não se apostava num Chávez ditador, e ele está aí, chamam de exagero a possibilidade de um petismo antidemocrático — pela via, claro, democrática. E, no entanto, o risco está aí. Trato disso no próximo post.
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí


Return to Política

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests

cron