AmBev lança cerveja premium
De São Paulo
A AmBev lançou a Bohemia Royal Ale, a cerveja com o mais alto teor alcoólico entre os produtos das grandes cervejarias, com 6%. Trata-se da primeira cerveja "pale ale", com receita inglesa e alta fermentação, lançada industrialmente no país. Microcervejarias já possuem esse tipo de produto em seu cardápio.
A nova cerveja, que terá uma edição limitada de 700 mil garrafas, se encaixa no segmento premium, que representa hoje 6,2% do mercado. A família de cerveja Bohemia - pilsen, escura e trigo - possui 2% deste mercado.
A AmBev tem procurado desenvolver o segmento premium de modo a aumentar seu ganho em um mercado que opera com maiores margens. "A meta é crescer nesta categoria", disse a gerente de marketing da Antarctica, Flávia Rocha. Nos EUA, esse segmento chega a 25% e, na Argentina, atinge 10% do mercado.
O valor do investimento para o lançamento da nova Bohemia não foi revelado, mas está incluído na verba de R$ 370 milhões de marketing da companhia.
O aspecto financeiro também tem seu peso, já que a margem de lucro de cervejas premium é maior do que a de marcas populares. A AmBev não detalha as diferenças nas margens, mas tem reafirmado a importância das bebidas premium para a empresa. O portfólio super-premium da AmBev representou 6,8% do mix de vendas da AmBev no primeiro trimestre, alta de 0,7 ponto percentual sobre o ano anterior.