Feito de milho

Novidades, informática e internet

Feito de milho

Postby telles » 05 Nov 2004, 11:51

Disco feito de milho guarda até 25 GB de dados
da Folha Online

Um novo disco óptico que tem 87% de sua composição derivada de milho e outros elementos biodegradáveis pode arquivar até 25 GB de informação — cerca de 25 filmes de qualidade razoável ou 5.000 músicas.

Os arquivos podem ser gravados uma única vez no blu-ray disc, da Pioneer. A vantagem do disco, além do tamanho, seria a menor agressão ao ambiente — o produto é biodegradável e em pouco tempo é destruído por agentes biológicos, como bactérias.

Para dar rigidez a sua estrutura, o disco recebe uma camada de um milímetro de resina. A Pioneer ainda não tem previsão de lançamento ou preço da novidade.

Há alguns meses, Sony e Toppan Printing desenvolveram um disco óptico com estrutura formada por papel em 51% de sua composição.

O produto, compatível com a próxima geração de DVDs, poderia armazenar cerca de cinco vezes mais informação do que os discos atuais e, por causa de sua matéria-prima, seria vendido a preços reduzidos.
Telles

Conheça aqui a Vergonha Nacional
User avatar
telles
Saidero GoldMember
Saidero GoldMember
 
Posts: 1142
Joined: 10 Sep 2003, 19:47
Location: With Six Are Underground

Re: Feito de milho

Postby Danilo » 27 Aug 2008, 11:15

Não vi mais falar desse tal disco de milho. Mas faz uns dias que li sobre um celular com carcaça biodegradável:

Celular feito com milho tem câmera digital e toca-MP3

A Samsung apresentou o telefone celular E200 Eco, que usa o milho como principal matéria-prima de sua estrutura. Esse é o terceiro aparelho da fabricante a adotar o uso desse grão — ao contrário dos modelos anteriores, que adotavam milho em apenas uma parte da carcaça, toda a estrutura do novo aparelho é de bioplástico (plástico biodegradável).

Desenvolvido pela Cheil Industries, empresa que é parte do grupo Samsung, o telefone tem câmera de 1,3 megapixel e tocador digital. Ele vem embalado em uma caixa de papel feita com material reciclado. Assim como os modelos W510 e F268, o E200 Eco é produzido com técnicas que eliminam materiais nocivos ao ambiente quando esses produtos são descartados – caso do chumbo, cádmio e mercúrio.

Segundo a versão on-line do “New York Times”, que divulgou o produto, o E200 Eco será vendido a partir do próximo mês na Europa, por preço não definido. Também não há previsão para comercialização em outros países.

A NEC passou a usar o bioplástico em telefones celulares em 2006 e, desde 2004, adota esse tipo de material em seus laptops da linha LaVie. A Samsung testa o bioplástico em outros produtos, mas não divulga planos de expandir o uso dessa alternativa. Na mais recente lista de eletrônicos “verdes” do Greenpeace, a Sony e Sony Ericsson são apontadas como as fabricantes de eletrônicos que mais se preocupam com o ambiente.

(fonte: g1.globo.com)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Nanotecnologia

Postby Danilo » 24 Jan 2009, 20:27

Duas aplicações "modernas" da prata:

Proteção antibacteriana

A prata tem sido usada durante séculos em filtros de água e como um antibacteriano na medicina, devido a sua capacidade de matar um amplo espectro de micróbios. A SmartSilver, uma nova versão nanoestruturada da prata (Ag), é um aditivo que permanentemente se liga a fibras naturais e sintéticas para o controle do odor do vestuário e calçados e também para proteção extra em uniforme de médicos e roupa de cama em hospitais. A invenção é da empresa NanoHorizons.

Lentes de contato inteligentes

Um novo material, desenvolvido na Universidade da Califórnia, permitirá a construção de lentes de contato inteligentes, dotadas de sensores e circuitos eletrônicos capazes de medir a pressão intra-ocular e, no futuro, até aplicar medicamentos nos olhos de forma automática. Tingrui Pan e seu colega Hailin Cong desenvolveram uma técnica que permite a inserção de micropartículas de prata em padrões bem definidos e precisos, criando fios condutores (e antibactericidas). A técnica permite a deposição dos fios em formatos não-planos, como na superfície de uma lente de contato. O experimento demonstrou que os microfios, que não atrapalham a visão por serem finos demais, funcionam como um sensor de pressão.

(fontes: http://images.businessweek.com/ss/08/01 ... /index.htm e http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... -dos-olhos)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Plásticos que dão em plantas

Postby Danilo » 20 Feb 2009, 10:33

Plásticos poderão crescer em árvores

É justamente isso o que promete uma nova pesquisa feita na Universidade de Missouri, nos Estados Unidos. Os pesquisadores sugerem que ao menos uma parte do plástico feito de derivados do petróleo poderá ser substituída por plásticos feitos a partir das plantas. Quando finalmente descartado, ao final de sua vida útil, esse material não representará danos ao meio ambiente porque ele será totalmente reciclável ou, ainda que seja descartado, será biodegradável.

"Fazer plásticos a partir das plantas não é uma ideia nova," diz o pesquisador Brian Mooney. "Plásticos feitos de amido vegetal e de proteína de soja têm sido usados como uma alternativa ao plástico à base de petróleo há algum tempo. O que é relativamente novo é a ideia de usar as plantas para realmente fazer o plástico crescer."

Empregando uma série de modernas técnicas moleculares, os cientistas introduziram três enzimas bacterianas na planta Arabidopsis thaliana, um dos modelos vegetais mais utilizados pela ciência. Quando se combinam com outras duas enzimas da própria planta, o resultado é a produção de um polímero orgânico conhecido como PHBV [poli(hidroxibutirato-co- hidroxivalerato)]. O PHBV é flexível e moldável, podendo ser utilizado na fabricação de um grande número de produtos, incluindo sacolas de supermercado, garrafas de refrigerantes e utensílios domésticos. Quando descartado, o plástico vegetal é totalmente degradado em água e dióxido de carbono por bactérias presentes no solo.

A chave para fazer com que a própria planta produza o plástico foi gerar espécimes geneticamente modificados, nos quais a produção de uma das enzimas da planta, precursoras do PHBV, foi migrada das mitocôndrias para o cloroplasto. A tecnologia é promissora, mas ainda não está pronta para uso. O próximo passo da pesquisa é demonstrar que os compostos estáveis produzidos na planta-modelo também são produzidas em "plantas reais", como a switchgrass, uma gramínea de grande interesse para a produção de biomassa.

(http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0160090218)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo


Return to Tecnologia

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests