Portugal é aqui??

Algo a contar sobre o mundo além da sua janela? Dunas do Nordeste, Floresta Atlântica, Serra Gaúcha, Micronésia...

Postby junior » 24 Jul 2006, 14:57

Amanhã é feriado aqui. Depois de tentar de todas as formas descobrir qual era o ponto (pois, afinal, não tinha sido em outros anos) descobri que na verdade trata-se de um feriado deslocado. Detalhe: o feriado foi 22 de JANEIRO, que caiu num domingo.... :lol: :lol:
User avatar
junior
Grão-Mestre Saidero
Grão-Mestre Saidero
 
Posts: 887
Joined: 13 Feb 2004, 11:55
Location: Sei lá... Em algum lugar com conexão a internet! :-)

Postby junior » 28 Mar 2007, 04:44

http://circuitointegrado.folha.blog.uol ... -3330133-0

27/03/2007
Site promove suicídio?

Nada é o que parece

Image

Em Portugal, pessoas começaram a receber na entrada do Metrô folhetos com os dizeres "Não deixes para fazer amanhã o que podes fazer hoje" e convidando-as ao site http://www.suicidioencomendado.com. Sinistro, não? Veja o que elas encontravam na página:

Na verdade, era tudo uma campanha para um filme português de mesmo nome. A história foi contada por Nuno Oliveira, da DECO - Pro Teste, associação de consumidores de Portugal, em evento realizado hoje pela Pro Teste brasileira.

Ele falava sobre publicidade e sobre como a associação defende que ela respeite princípios como licitude, veracidade, identificabilidade (saber quem está por trás dela) e os direitos do consumidor. A publicidade acima claramente viola vários desses princípios. Só há um aviso, bem pequeno, no pé da tela, dizendo que o site reprova o suicídio e que o conteúdo é ficcional.

A versão antiga do site, essa aí acima, está aqui; hoje, ele mudou e fala sobre o filme, aqui.

O caso é similar àqueles casos de blogs e sites supostamente feitos por fãs de uma determinada empresa ou produto, mas que na verdade eram criados pela própria companhia. "Tem que ficar claro que aquele conteúdo foi feito pela empresa, quem fez o site, tem que ter dados de contato e número de inscrição para não violar o princípio da veracidade", disse Oliveira sobre os casos de empresas se fazendo passar por consumidores na internet.

É torcer para que as empresas respeitem mais o consumidor e não tentem enganar as pessoas em nome do "marketing viral".
"Cosmologists are often in error, but never in doubt." - Lev Landau
User avatar
junior
Grão-Mestre Saidero
Grão-Mestre Saidero
 
Posts: 887
Joined: 13 Feb 2004, 11:55
Location: Sei lá... Em algum lugar com conexão a internet! :-)

Previous

Return to Da esquina até a estratosfera