Célula de combustível

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Postby telles » 24 Jun 2004, 12:44

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da Folha Online

A Toshiba, fabricante japonesa de produtos eletrônicos, anunciou nesta quinta-feira que desenvolveu um pequeno protótipo de célula de combustível, do tamanho de um polegar, capaz de fornecer energia para um tocador de música digital.

A célula, que tem 5,6 cm de comprimento, é a menor em sua categoria e pode manter um tocador de MP3 funcionando por até 20 horas seguidas com uma única carga de combustível metanol.

Muitas companhias estão competindo para desenvolver células de combustível, que devem substituir as tradicionais baterias nos aparelhos eletrônicos.

Essas células produzem eletricidade ao converter hidrogênio e oxigênio em água e são consideradas as fontes de energia do futuro, pois são eficientes e poluem menos que outras fontes de energia.

As fabricantes, entretanto, têm enfrentado dificuldades para fazer com que essas células sejam menores e mais baratas que as baterias atuais. Segundo a Toshiba, a célula desenvolvida tem uma alta concentração de metanol em um pequeno tanque de combustível.

A empresa japonesa espera começar a usar células de combustível em aparelhos eletrônicos já em 2005.
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carregamento ultrarrápido

Postby Danilo » 13 Mar 2009, 18:32

Ao enfrentar o trânsito nos próximos dias, lembre-se da segunda e terceira frases do 3º parágrafo (íons também enfrentam engarrafamentos):
Baterias de lítio poderão ser recarregadas em segundos

Engenheiros do MIT construíram uma espécie de via rápida para elétrons no material tradicionalmente utilizado na fabricação de baterias de lítio. Quando totalmente desenvolvido, o material aprimorado poderá permitir a fabricação de baterias que se recarregam em segundos, em vez de horas. Os cientistas não criaram um novo material, eles aprimoraram o material já utilizado hoje, o que os leva a acreditar que uma nova geração de baterias de lítio de carregamento ultrarrápido possa chegar ao mercado em um período entre dois e três anos.

A base do aprimoramento foi uma descoberta feita em 2002. Então, a equipe da qual fazia parte o Dr. Gerbrand Ceder verificou que o fosfato de ferro-lítio apresentava um movimento extremamente rápido dos íons de lítio. Esta constatação foi de encontro à explicação tradicional sobre por que as baterias de lítio têm tão elevada densidade de carga mas são tão lentas para carregar e liberar energia. Até então, os cientistas acreditavam que isso se devesse ao movimento muito lento dos íons de lítio. Mas no fosfato de ferro-lítio eles apresentam um movimento muito rápido. "Se o transporte dos íons de lítio era tão rápido, alguma outra coisa deveria ser o problema," explica Ceder.

Prosseguindo nas pesquisas, Ceder e seu grupo verificou que os íons de lítio de fato podem viajar muito velozmente através do material, mas apenas através de túneis acessados a partir da superfície. Se um íon de lítio localizado na superfície do material entra diretamente no túnel, ele se move de maneira totalmente eficiente. Mas, se ele tenta seguir em frente e não encontra a entrada de um túnel, ele entra em uma espécie de engarrafamento e fica travado. Os pesquisadores agora descobriram como construir uma via rápida por onde os íons podem acessar os túneis rapidamente. Desta forma, eles deixam o material mais rapidamente, o que significa que a bateria é capaz de liberar mais energia. Ou, na mão inversa, de receber mais energia durante o recarregamento.

Para comprovar a eficiência do seu material, os pesquisadores construíram uma célula de bateria que pode ser totalmente carregada ou descarregada em 10 a 20 segundos. Uma célula semelhante, feita do material tradicional, leva seis minutos para carregar ou descarregar completamente. Os pesquisadores também verificaram que o material aprimorado não se degrada com repetidos ciclos de carga e descarga, o que poderá levar à construção de baterias menores e mais leves porque elas exigirão uma menor quantidade de material em sua composição.

(fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0115090312)
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