Víndous Xifrudão

Novidades, informática e internet

Postby mends » 24 Mar 2004, 19:54

Microsoft irá unificar PC e videogame; tecnologia de Xbox Live chega ao computador

24/03/2004 - 14h05

da Redação

A Microsoft, gigante dos sistemas operacionais e fabricante do Xbox, anunciou uma nova plataforma de desenvolvimento de jogos eletrônicos intitulada XNA. Com ela, a companhia pretende unificar e criar um ambiente único para a produção de jogos para PC, aparelhos portáteis, Xbox e seu sucessor.

O anúncio do XNA foi feito nesta quarta-feira (24) na abertura da Games Developers Conference, em San Jose, EUA.

O XNA visa facilitar a vida dos criadores de jogos, evitando a necessidade de se recriar peças básicas de desenvolvimento para cada novo produto. Entre as medidas que a Microsoft pretende pôr em prática estão o fornecimento de um pacote de ferramentas que viabiliza um serviço online nos moldes do Xbox Live no PC; ferramenta para a criação de efeitos visuais no Xbox; padronização entre controles do Xbox e computadores; e a implementação de novas rotinas que facilitarão a instalação de jogos em Windows.

Esta última deve facilitar a vida dos usuários de PC. A meta da Microsoft é fazer com que os jogos para Windows funcionem de maneira similar ao que acontece nos videogames: bastaria colocar o disco do game no drive e começar jogar.

Produtores de jogos como Gabe Newell ("Half-Life"), Jez San ("Malice"), Tim Sweeney ("Unreal Tournament"), Cevat Yerli ("Far Cry") e Julian Eggbrecht (criador das ferramentas de áudio do GameCube e da série "Rogue Squadron") mostraram interesse no projeto da Microsoft.

A novidade deve baratear custos da produção de games e facilitar a transição de jogos entre as plataformas cobertas pelo XNA.

Jogos produzidos com a tecnologia XNA deverão estar disponíveis no lançamento da próxima edição do Windows, que hoje tem o codinome Longhorn.
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Return to Tecnologia

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests