Rio está fora da disputa

Velocidade, rodas, suor e outros que não o futebol

Rio está fora da disputa

Postby telles » 18 May 2004, 10:36

A esperança do Rio de Janeiro organizar as Olimpíadas de 2012 chegou ao fim nesta terça-feira. Nesta manhã, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o belga Jacques Rogge, anunciou as finalistas para receber os Jogos. E a cidade brasileira ficou de fora da lista.

Além do Rio, Havana, Leipzig e Istambul também foram preteridas. As cinco finalistas são Paris, Nova York, Moscou, Londres e Madri. O anúncio marca uma nova fase do processo de escolha da sede, cuja votação final acontecerá no dia 6 de julho de 2005, em Cingapura.

"Estamos separando os garotos dos homens. Tivemos uma série de critérios para a escolha mas, resumindo, as finalistas são aquelas que apresentam mais habilidade para organizar os Jogos", comentou Rogge. "Procuramos por uma série de pontos favoráveis. E é claro que a experiência da cidade em receber grande eventos acabou pesando na escolha."

Rogge informou que a lista das finalistas pode ficar ainda menor até a data da escolha, já que qualquer uma das cinco também pode ser retirada antes de julho do ano que vem.

Para decidir quem continuava na briga, o COI usou algumas categorias como parâmetro: infra-estrutura geral, acomodações, tanto para atletas como para turistas, além de sistema de transportes e segurança.

O Rio de Janeiro, que receberá os Jogos Pan-Americanos em 2007, tinha a esperança de ser a primeira cidade da América do Sul a organizar os Jogos Olímpicos. Agora, o Brasil se concentra em um possível prêmio de consolação, já que o presidente de Fifa, o suíço Joseph Blatter, já anunciou que a América do Sul abrigará a Copa do Mundo de 2014 e o país deve ser o único candidato.

Paris, que recebeu as Olimpíadas em 1900 e 1924, aparece como principal favorita a organizar os Jogos em 2012. A capital francesa teve sucesso em receber a Copa do Mundo, em 1998, e já tentou por duas vezes voltar a ser palco das Olimpíadas, em 1992 e 2008.

Londres, sede em 1908 e 1948, também aparece com grandes chances por organizar outros eventos de peso, como o torneio de tênis de Wimbledon, um dos mais "charmosos" do mundo, e a prova de triatlo em Hyde Park.

As outras três cidades correm por fora. Madri, a única capital entre dos principais países europeus que ainda não recebeu as Olimpíadas, aposta na facilidade para os turistas. Mas a cidade pode ficar de fora pois a Espanha organizou a competição recentemente, em 1992, em Barcelona.

Nova York foca sua candidatura no slogan de "cidade do mundo", mas tem como ponto desfavorável o sentimento anti-americano que ganhou força depois da invasão ao Iraque. Além disso, a tendência é de que uma cidade européia seja escolhida, pois a América do Norte organizará as Olimpíadas de Inverno de 2010, na cidade de Vancouver, Canadá.

Moscou tem a seu favor o fato de ter organizado os Jogos em 1980. A promessa da cidade russa é de realizar "os melhores e mais compactos Jogos da história".

De acordo com o COI, Havana, ficou de fora por problemas com infra-estrutura e acomodações inapropriadas. A capital fica de fora da lista final pela segunda vez consecutiva. Os oficiais do país disseram que Havana foi preterida porque Cuba é o país do mundo com o maior número de medalhas per capita.

Istambul, que se autodenominou "uma ponte entre as civilizações", tentava pela quarta vez consecutiva receber os Jogos. Já Leipzig, cidade alemã com apenas 500 mil habitantes, tinha como trunfo o seu tamanho diminuto, que facilitaria a locomoção.

Há quatro anos, dez cidades estavam na luta para receber os Jogos de 2008. Além de Pequim, a escolhida, Osaka, Toronto, Paris e Istambul estiveram na lista final, enquanto Havana , Bangcoc, Cairo, Kuala Lumpur e Sevilha foram descartadas na primeira "eliminatória".
Telles

Conheça aqui a Vergonha Nacional
User avatar
telles
Saidero GoldMember
Saidero GoldMember
 
Posts: 1142
Joined: 10 Sep 2003, 19:47
Location: With Six Are Underground

Return to Esporte