Bicicleta como transporte

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Re: Bicicleta como transporte

Postby Danilo » 04 Apr 2009, 14:23

Trabalhador vai de bicicleta e a pé

A maior parte dos deslocamentos na Região Metropolitana de São Paulo continua sendo feita a pé e praticamente dobrou o número de percursos feitos com bicicleta. De acordo com números da pesquisa "Origem e Destino" 12,6 milhões de viagens diárias são feitas andando e 305 mil as feitas com bicicleta. Se por um lado esses dados podem sugerir um alívio para os congestionamentos, eles também expõem a fragilidade econômica das classes mais pobres.

A pesquisa aponta que 22% das pessoas que utilizam a bicicleta desistiram do transporte coletivo porque acham as passagens caras. Além do alto custo das passagens, outros motivos são citados para não se usar o transporte coletivo. Dentre as pessoas que fazem viagens a pé, aumentou aproximadamente 10% o número daqueles que fizeram essa opção por causa da demora para o ônibus passar no ponto. Essa razão foi citada por 103 mil pessoas. Outras 12 mil vão a pé porque acham os coletivos cheios.

Dentre os que realizam as viagens a pé ou de bicicleta, a maioria justifica a escolha por causa da pequena distância a ser percorrida. Cerca de 88% dos adeptos das caminhadas e 56% dos ciclistas deram essa resposta. Um outro aspecto não citado na edição de 1997 da pesquisa agora aparece com certa relevância. A escolha pela caminhada foi justificada por 256 mil pessoas (2%) que utilizam essa forma em seus percursos por ser uma oportunidade de realizar atividade física. Dentre os que utilizam as bicicletas, 7% o fazem com esse fim.

'Ricos' e 'pobres' têm perdas iguais em seus trajetos na Grande SP

Os congestionamentos e as grandes jornadas no transporte são problemas que não escolhem a classe social para atingir. Considerando a média do tempo consumido em todos os modos (transporte coletivo, individual, a pé ou de bicicleta), as pessoas com menor renda gastam 37 minutos nas viagens, enquanto as do outro extremo, 34. A maior média de tempo ficou entre as pessoas de família com renda entre R$ 760 e R$ 1.520 e entre R$ 1.520 e R$ 3.040, que gastam 41 minutos.

Um dos motivos para essa igualdade foi o aumento na duração das viagens em transporte coletivo por pessoas da faixa de renda familiar mais elevada. Em relação à edição anterior da pesquisa, em 1997, esse grupo teve um acréscimo de quase dez minutos no tempo de viagem em ônibus e trens (passando de 50 para 59) enquanto para a faixa com renda de até R$ 760 passou de 64 para 67. As faixas intermediárias de renda gastam entre 63 e 71 minutos.

(Mais sobre a Pesquisa Origem Destino em http://www.estadao.com.br/pages/especia ... m_destino/)
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Re: Bicicleta como transporte

Postby Danilo » 27 Aug 2009, 00:11

São Paulo ganha ciclofaixa de lazer

São Paulo ganha nesse próximo domingo dia 30 de agosto, 5 km de ciclofaixas, que unem os parques da Bicicleta, do Ibirapuera e do Povo nas manhãs de domingo das 7h da manhã ao meio dia. Ainda que muito incipiente, de exclusivo uso para lazer e com um horário muito exíguo é a primeira vez que São Paulo recebe uma sinalização de piso e de poste que permite o uso de alguns metros de suas ruas, partilhado com automóveis.

Já outras três regiões da periferia de São Paulo foram escolhidas para estrear a implantação de ciclovias e ciclofaixas. A construção dos primeiros 45 km de novas pistas para bicicletas (com a alegada finalidade de aumentar esse tipo de deslocamento no dia-a-dia do paulistano) deverá começar em até dois meses para ser entregue no segundo semestre de 2010. Os bairros escolhidos foram Jardim Helena (leste), Jardim Brasil (norte) e Grajaú/Cocaia (sul), sob a justificativa de que eles já têm hoje a maior quantidade de viagens por bicicletas.

O projeto estima um custo de R$ 21,7 milhões para a implantação dos 45 km de pistas para as bicicletas, sendo 20 km de ciclovias (quando há separação física) e 25 km de ciclofaixas (quando a pista será criada numa faixa da via já existente, mas com sinalização especial). Hoje a capital tem menos de 20 km de ciclovias fora de parques. O plano de metas de Kassab prevê a criação de 100 km de vias para bicicletas até 2012.

(fonte: http://espnbrasil.terra.com.br/expn/pos ... A+DE+LAZER e http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 7954.shtml)
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Re: Bicicleta como transporte

Postby Danilo » 26 Nov 2009, 11:01

Duvido um pouco que funcione bem numa bicicleta, mas taí:

Bicicletas inteligentes terão sistema regenerativo

Pesquisadores do MIT Media Lab estão adaptando para as bicicletas o sistema regenerativo já utilizado nos carros de Fórmula 1 e nos veículos híbridos e elétricos. O sistema regenerativo captura a energia criada durante as frenagens, liberando-a quando os veículos precisam acelerar, economizando combustível e aumentando o rendimento. Agora as bicicletas poderão contar com o mesmo sistema.

Image

A energia cinética da frenagem freios é transformada em energia elétrica, que aciona um motor elétrico auxiliar nos momentos de maior esforço do ciclista. O sistema todo, incluindo as baterias onde a energia é armazenada, fica num invólucro localizado no cubo da roda traseira. Esse projeto compacto permitirá que o equipamento seja utilizado em virtualmente qualquer bicicleta.

O equipamento regenerativo para bicicletas foi desenvolvido dentro de um projeto de pesquisa que está transformando a vida dos ciclistas na cidade de Copenhague, na Dinamarca. Cada bicicleta receberá uma etiqueta eletrônica de identificação que permitirá seu rastreamento e monitoramento dos locais e distâncias percorridas. A África do Sul, em preparação para a copa de 2010, também mostrou interesse na roda regenerativa usada em bicicletas como alternativa de trasnporte.

(fontes: http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... rativo&id= , http://web.mit.edu/newsoffice/2008/biking-1010.html e http://www.msnbc.msn.com/id/29259226/)
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Re: Bicicleta como transporte

Postby Danilo » 24 Jun 2011, 21:42

Uso da bicicleta nas cidades

Pro meu TCC sobre equipamento de iluminação para ciclistas fiz um levantamento sobre uso da bike. Na cidade de São Paulo, em 2007, eram feitas 305 mil viagens diárias de bicicleta.

Nas capitais brasileiras, cerca de 3,2% das viagens são feitas de bicicleta. Nas outras cidades menores, a proporção aumenta para mais de 8,5%. Em Joinville, a terceira cidade brasileira com a maior malha cicloviária, com atuais 78 quilômetros (perdendo apenas para Rio de Janeiro com 152 km e Curitiba com 120 km) são 10,74% das viagens diárias de bicicleta. No mundo, as cidades com maior proporção são Amsterdam com 40% e Copenhagen com 32%. De modo geral, na Europa, há forte sentimento de que o uso da bicicleta deve ser estimulado.

Uma ressalva óbvia que pode ser feita é que São Paulo é uma cidade não planejada com mais de 11 milhões de habitantes em toda a área metropolitana. Já Curitiba tem menos de 2 milhões de habitantes. Por conseguinte, um comparativo com outras grandes metrópoles do mundo é mais razoável. De acordo com matéria do The Wall Street Journal, a cidade Tóquio, em 2008, tinha 14% das viagens feitas por bicicleta e Londres, em 2007, 3%. A população de ambas é aproximadamente 13 milhões.

Fontes:
COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO (Metrô). Pesquisa Origem e Destino 2007 – Região Metropolitana de São Paulo.
IPEA. Mobilidade Urbana - Sistemas de Indicadores de Percepção Social. ( http://www.ipea.gov.br/portal/images/st ... urbana.pdf )
JOYCE, Andrew. The Rise of Tokyo’s Bike Commuters, or ‘Tsukin-ists’. The Wall Street Journal. ( http://blogs.wsj.com/japanrealtime/2010 ... ukin-ists/ )
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