Design Handbook

Resenhas de filmes e livros que você viu e/ou leu.
Não sabe escrever uma resenha?
Então comente... ;)

Design Handbook

Postby Danilo » 05 Aug 2008, 15:20

Image

Tem uma série de livros chamada Icons, da editora Taschen, que reúne livros legais e baratos sobre fotografia, arquitetura, design, moda, personalidades, publicidade e afins. Na parte de design tem um casal de autores, Charlotte e Peter Fiell, que fizeram vários "guias de referência". Comprei o Design do Século XX e ganhei o Design Handbook - Conceitos, Materiais e Estilos. Só tem dois pequenos problemas: os livros da série estão em português de Portugal (ou em espanhol ou inglês), e no Handbook, de materiais mesmo tem pouco.
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Re: Design Handbook

Postby Danilo » 09 Aug 2008, 16:27

Um tópico do livro é sobre o design anônimo. Segue trecho:

"Muitos designs de produtos que aceitamos na nossa vida diária sem pensarmos muito neles evoluíram anonimamente durante décadas ou mesmo séculos, através de um processo de 'seleção natural' que é produzido mais pela necessidade prática do que pela preocupação estética. Objectos como estes são muitas vezes extremamente funcionais, pois o seu desempenho foi sendo apurado por sucessivas gerações de designers, artífices e fabricantes."

No final do tópico tem umas curiosidades da diferença de vocabulário da língua portuguesa de Portugal e a nossa:
"O estudo dos designs anónimos, como os do clip, mola da roupa, rolha de cortiça, garrafa de vinho, fecho éclair, 'pionés', alfinete de segurança, cadeado, pinça e parafuso sublinha o facto de que utilizar uma abordagem ao design mais evolutiva do que revolucionária deu origem, na maior parte dos casos, às melhores soluções".

Pois mola da roupa é prendedor de roupa. E 'pionés' são tachinhas.
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo


Return to Cultura