Tinta elétrica

Novidades, informática e internet

Tinta elétrica

Postby mends » 29 May 2004, 13:52

:o
Cores em alta voltagem
Parece loucura, mas a indústria de
brindes inventou uma tinta elétrica
que faz até as camisetas falarem

Por Daniela Fernandes

Era só o que faltava: depois da tinta lavável, da tinta antimofo e da tinta imantada, inventaram a tinta elétrica. Isso mesmo. A tinta que conduz energia é uma criação da T-Ink, dos Estados Unidos, e acaba de chegar ao Brasil pelas mãos da australiana Creata Promotions, uma das maiores do mundo na fabricação de brindes. É algo surpreendente. A Creata já usou a tinta para estampar o famoso sapo da cerveja Budweiser numa camiseta. Coloque a mão no bicho e pronto: ele coacha em alto e bom
som – sem fios, sem tomadas, sem pilhas, sem chips. Há apenas um minúsculo
alto-falante colado na roupa.

Como toda engenhoca tecnológica que chega ao mercado, ainda é cedo para dizer o impacto que a tinta elétrica causará. Mas alguns já falam em “revolução na história do marketing”. Exagero ou não, o fato é que a tinta misteriosa (cuja fórmula é um segredo tão bem guardado quanto o xarope da Coca-Cola) tem um potencial inesgotável. Com ela, pode-se criar um mouse pad que emite o som de uma garrafa de cerveja se abrindo, um boné que exala perfume e por aí vai. Até o Exército americano está de olho na invenção. Segundo o site da T-Ink, o Pentágono estaria testando o produto em uniformes nos quais a tinta ativa rádios e displays de texto presos à roupa dos soldados.

Por enquanto, o setor de brindes, que movimenta R$ 2 bilhões no Brasil, é o maior beneficiado. E, por tabela, a Creata, que tem exclusividade mundial do uso da tinta. A companhia cuida do desenvolvimento e da produção de brindes distribuídos por empresas McDonald’s, Bic, Visa, C&A, Bradesco, Nestlé e Blockbuster. Com uma fábrica na China, onde emprega mais de 40 mil funcionários, ela produz três milhões de brindes diariamente, e só no Brasil desembarcam 45 milhões ao ano. Se a tinta elétrica pode turbinar os negócios? “Por causa dela, esperamos dobrar o número de clientes e brindes que distribuímos no Brasil. Podemos até montar uma fábrica por aqui”, revela Paulo Ferreira, vice-presidente da empresa para a América Latina. “O custo da tinta é muito baixo, e o valor agregado dos produtos em que ela é usada se torna algo fantástico”, diz o executivo.
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Return to Tecnologia

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests