Não sei se duram, nem se são funcionalmente seguros, mas taí, Rafael:
1.
Cidades podem usar asfalto permeávelA grande quantidade de concreto e asfalto presente nas grandes cidades se tornaram um sério problema para os moradores e também para o meio ambiente. Com tanto terreno impermeável, a água das chuvas não consegue penetrar no solo, causando enchentes e alagamentos. Uma maneira de resolver esse problema é a utilização do concreto permeável.
Esse produto, já produzido no Brasil, possui pequenas bolsas de ar que, além de reduzir a quantidade total de matéria-prima, permite que a água chegue até o chão. Assim como o concreto convencional, ele também é feito a partir de uma mistura de cimento, agregados e água. A diferença é que esse contém pouca ou nenhuma areia, o que resulta em uma estrutura porosa aberta por onde a água passa facilmente. Durante uma tempestade, um metro quadrado desse tipo de concreto pode absorver um volume de 11 a 18 litros de água por minuto. Bem diferente do concreto tradicional.
(fonte: http://www.vivacidade.com.br/cidade_tex ... idade=2436)2.
Concreto permeávelNos últimos anos, vêm sendo aplicados e desenvolvidos em todo o mundo novos conceitos de gerenciamento das águas pluviais em meio urbano. Conhecidas como “best management practices”, objetivam o amortecimento das cheias a partir da origem do problema e a melhoria da qualidade da água proveniente do escoamento superficial. Uma opção para tratar as águas pluviais de forma mais inteligente é o concreto permeável, que possui tem alto índice de vazios interligados, preparado com pouca ou nenhuma areia.
Se utilizado como pavimentação externa, captura a água da chuva e permite que ela infiltre diretamente no solo, aliviando, assim, o sistema público de drenagem. A aplicação do concreto permeável permite recarregar os aqüíferos subterrâneos e reduzir a velocidade e a quantidade do escoamento superficial das águas pluviais. Além disto, permite uma utilização mais eficiente do solo, uma vez que minimiza, ou até dispensa, outras obras de micro-drenagem local, como pontos de retenção da água, valas etc. No concreto permeável, quantidades controladas de água e cimento formam um espesso revestimento em torno das partículas agregadas. Assim, criam-se muitos vazios interligados, que deixam a peça altamente permeável. Normalmente consegue-se um índice de 15 a 25% de vazios e um escoamento de água da ordem de 200L/m2/min. A alta porosidade reduz a resistência deste material em relação ao concreto comum, de modo que ele não se presta a todo tipo de tráfego, mas é adequado à maior parte dos locais de tráfego leve ou pouco intenso.
(fonte: http://www.usp.br/fau/cursos/graduacao/ ... meavel.pdf)