Tráfego aéreo

Notícias do cotidiano e outros assuntos que não se encaixam nos demais.

Tráfego aéreo

Postby Danilo » 21 Jul 2007, 12:49

Novo aeroporto em São Paulo

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou, nesta sexta-feira (20/7), que um novo aeroporto será construído na região metropolitano de São Paulo. A medida é uma resposta emergencial, segundo a ministra, à sobrecarga das operações de Congonhas, aeroporto mais movimentado do país, por onde passam cerca de 1,5 milhão de passageiros e 7.600 aeronaves por mês.

Caberá à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a definição da região que abrigará o novo aeroporto, por meio de um estudo que terá de ser apresentado em 90 dias. A medida faz parte de uma iniciativa para rever a gestão de transporte aéreo em São Paulo.

Além da construção de um novo aeroporto em São Paulo, foi determinado pelo Conselho de Aviação Civil (Conac) que a Anac redistribua, em até 60 dias, os vôos do país para garantir que Congonhas não seja mais usado como ponto de conexões. " Os consumidores e as empresas vão ter de se acostumar a uma nova locação", afirmou a ministra.

O pacote que pretende aliviar o transporte aéreo em São Paulo também prevê medidas como a redução do peso de aeronaves, redução da freqüência de vôos e de vôos charters em Congonhas e a revisão de acordos com outros países para que linhas que cheguem do exterior tenham desembarque em outras capitais do país.

(fonte: http://portalexame.abril.com.br/economia/m0134246.html)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Postby mends » 23 Jul 2007, 10:35

medida é uma resposta emergencial


Resposta emergencial? Vamos ter aeroportos pré-fabricados?
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Postby tgarcia » 23 Jul 2007, 10:54

na verdade eles vão colocar alguns "porta-aviões" na Guarapiranga para agilizar o processo....
User avatar
tgarcia
Mestre Saidero
Mestre Saidero
 
Posts: 315
Joined: 01 Dec 2003, 22:40
Location: Estamos aí...

Postby Danilo » 23 Jul 2007, 12:33

Gostei da idéia do porta aviões. Falta saber se esse tipo de embarcação tem aqueles cabos que freiam também aeronaves de passageiros.
:D

Agora, olha só que coisa...

Passageiro questiona freios e é retirado de vôo da TAM
(http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2007/07/23/ult4733u2712.jhtm)

Após perguntar se os freios do avião estavam falhando, um passageiro da TAM foi retirado da aeronave junto com sua mulher pela Polícia Federal. Os dois tinham acabado de embarcar, na madrugada do último sábado, em um vôo que sairia de Recife (PE) com destino ao aeroporto de Confins (MG).

De acordo com a Polícia Federal, o passageiro havia pedido um fone de ouvido à aeromoça. O aparelho estava com defeito e falhava. Ele, então, aproveitou a deixa e perguntou à aeromoça se os freios do avião também estavam com problemas. Uma das hipóteses investigadas sobre o acidente de terça-feira, em Congonhas, é que possa ter havido falhas no sistema de frenagem do Airbus-A320.

Ofendida, a aeromoça chamou o comandante do vôo, que exigiu a saída do passageiro e de sua mulher, para que o vôo pudesse seguir. Como eles se recusaram, a Polícia Federal foi chamada. Com a chegada dos policiais, os passageiros saíram. Segundo a PF, todos estavam calmos, apesar do constrangimento. Não houve tumulto.


Será que se fosse assessor especial do Lula podia fazer a pergunta sarcástica?
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Postby mends » 23 Jul 2007, 19:45

provavelmente sim...

eu perguntaria diferente: "ok, o fone tá ruim. mas o freio tá em cima, certo?"
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Postby Danilo » 25 Jul 2007, 13:20

Cumbica chega ao limite

A falta de fiscalização e um eterno jogo de empurra-empurra entre Infraero e governo municipal colocaram uma grande pedra no meio do caminho do Aeroporto de Guarulhos - cuja vida útil, nas atuais condições, é de no máximo cinco anos. As construções que se instalaram no entorno de Cumbica, e poderiam ter sido evitadas desde a década de 80, emperram as obras de ampliação do aeroporto.

A situação chegou num ponto tão grave que, para a Infraero, é mais barato construir um novo aeroporto em São Paulo que desapropriar as 20 mil pessoas que vivem na região para a construção de uma terceira pista. Sem a obra, os especialistas temem que daqui a uma década o País tenha de conviver com um novo 'Congonhas', saturado e sem alternativas.

'A desapropriação desses imóveis e o início da terceira pista de Guarulhos são as medidas mais importantes a serem tomadas nesse momento. Devem ser prioridade', disse o presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBTA), Anderson Correia, professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). 'Essa obra se tornou cara porque a área que deveria ser utilizada para ampliação do aeroporto não foi preservada.'

A terceira pista está prevista no Plano Diretor do Aeroporto de Guarulhos desde 1981. A Infraero prevê para os próximos meses a contratação de uma empresa para analisar a área que terá de ser desapropriada e estimar o valor das indenizações.

(texto completo em jt.com.br)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

De ônibus ou de avião?

Postby Danilo » 27 Jul 2007, 10:53

De avião até o Rio, demora mais do que que de ônibus.
(teste que saiu no Estadão dessa sexta e também no http://www.jt.com.br/editorias/2007/07/27/ger-1.94.4.20070727.13.1.xml)

Com destino ao Rio, um repórter do Estadão foi para o Aeroporto de Cumbica e outro para o Terminal Rodoviário do Tietê. A espera por embarque no avião passou de 7 horas, mais cerca de 1h15 de viagem. Quem foi de ônibus chegou primeiro.
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Postby Danilo » 03 Aug 2007, 12:05

Olha a gambiarra...

SP projeta minhocão em Moema para ampliação de Congonhas

A Prefeitura encaminhou ao governo federal um projeto que prevê a construção de uma área de escape no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, em ambos os lados das cabeceiras da pista com a desapropriação de imóveis residenciais e comerciais nos bairros de Moema e Jabaquara. A idéia é que a obra seja paga com recursos da iniciativa privada, por intermédio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O projeto elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Habitação prevê a construção de pilares formando uma espécie de ''minhocão'' para abrigar a área de escape. O investimento seria de R$ 500 milhões.

A área de escape suspensa avançaria por cima das avenidas Washington Luís e Bandeirantes, no lado do bairro de Moema. O perímetro retangular da área a ser desapropriada no lado de Moema da pista de Congonhas teria cerca de 900 metros de cumprimento em linha reta, atingindo imóveis até a Alameda dos Nhambiquaras. O local é bem adensado com imóveis residenciais e comerciais de alto padrão.

A proposta da área de escape na cabeceira oposta da pista, na região do Jabaquara, tem um quilômetro de extensão em linha reta, chegando até a Avenida Engenheiro George Corbisier. A região é predominantemente residencial, com imóveis antigos. A secretaria elaborou um projeto para ocupar o espaço vago pela área de escape suspensa por pilares no lado do Jabaquara. A idéia seria construir galpões subterrâneos para abrigar mercadorias apreendidas pela Polícia Federal ou para a Justiça Estadual guardar os processos arquivados.

(Texto completo em estadao.com.br)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Postby tgarcia » 03 Aug 2007, 14:17

Chama o Maluf que ele faz!!!

e quer saber, o rouba mas faz seria muito melhor que o rouba e não faz\ nada....
User avatar
tgarcia
Mestre Saidero
Mestre Saidero
 
Posts: 315
Joined: 01 Dec 2003, 22:40
Location: Estamos aí...

Postby Danilo » 04 Aug 2007, 17:16

tgarcia wrote:e quer saber, o rouba mas faz seria muito melhor que o rouba e não faz\ nada....


Arg! Muito melhor não. "Rouba mas faz" não entra em nenhuma escala de comparação!

Aliás gostei desa crítica ao projeto de ampliação de Congonhas:

Para a arquiteta Lucila Lacreta, do Movimento Defenda São Paulo, a proposta beira o delírio. "A natureza de Congonhas tem um limite, seja da segurança ou do bom senso. Ignorar o incômodo que os aviões provocam é um contra-senso."
Lucila também criticou o fato de o estudo para desapropriação das áreas ter saído da Secretaria da Habitação, e não das pastas de Planejamento ou de Infra-Estrutura Urbana. "Considerando que a reforma atual nem foi aprovada pela Prefeitura, por não ter estudo de impacto ambiental e de vizinhança, é estranho."

(estadao.com.br)
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Postby mends » 05 Aug 2007, 12:22

1 - "impacto ambiental" no meio da cidade de São Paulo? Isso sim é delírio...

2 - A cidade é que chegou ao aeroporto, não o contrário. como defendo a desocupação de casas à beira da guarapiranga, defenderia a desocupação próxima ao aeroporto.

3-o aeroporto de atlanta, se não me engano, tem a pista principal passando por um viaduto, por cima de uma avenida movimentada. por que a proposta é tão "absurda" assim?
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Postby Danilo » 05 Aug 2007, 20:37

"impacto ambiental" no meio da cidade de São Paulo? Isso sim é delírio...

Impacto ambiental na cidade sim, oras. Mais ou menos como faz diferença um arranha-céu. Cadê os engenheiros civis pra postar aqui?

o aeroporto de atlanta, se não me engano, tem a pista principal passando por um viaduto, por cima de uma avenida movimentada. por que a proposta é tão "absurda" assim?

Uma ampliação, além de ser demorada e cara pode ser paliativa. Demora 4 anos pra acabar a reforma-monstro e outros 4 pro tráfego adicional tornar o aeroporto pequeno de novo. Muito esforço pra pouco resultado.

Fica sempre faltando o planejamento de rede de transporte adequada. Faz quanto tempo que tem projeto de trem expresso ligando os aeroportos? Deveria ter a possibilidade concreta de pegar o metrô, despachando a bagagem com segurança.
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo

Postby mends » 06 Aug 2007, 07:52

Uma ampliação, além de ser demorada e cara pode ser paliativa


Então devemos construir outro aeroporto? Bebeu?
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Postby Danilo » 10 Aug 2007, 10:42

Então devemos construir outro aeroporto?


No longo prazo seria uma boa. Porque se for pra fazer besteira mesmo já tenho umas suuuper-sugestões:
1- Só pode pousar em SP avião com padrão STOVL (Short Take-Off and Vertical Landing) igual o caça Sea Harrier.
2- A decolagem é na pista horizontal com os tradicionais 1000 e tantos metros, só que pra pousar o piloto tem que ser bom de buraco pra entrar numa looonga pista subterrânea. E o passageiro já sai do lado do metrô Ana Rosa.
3- Rodízio na aviação. Nas segundas não voam aviões de final de placa 1 e 2, na terça...

:viagem:
User avatar
Danilo
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 3230
Joined: 10 Sep 2003, 22:20
Location: São Paulo


Return to Notícias

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron