NASCIDO PARA MATAR

Resenhas de filmes e livros que você viu e/ou leu.
Não sabe escrever uma resenha?
Então comente... ;)

Postby mends » 10 May 2004, 11:29

" Is that real stuff?
7,62 milimeters...full metal jacket!"

"Is this you, John Wayne? ...
Is that me?"


Cara, depois de 12 anos, assistir esse filme é um soco no estômago. Lembro que tinha achado o filme do caralho, mas ao rever em dvd, vi que é genial, e que é de longe o filme do Kubrick que eu mais gosto. Ao vê-lo com dezesseis anos, achei um puta filme de guerra. Ao vê-lo depois, depois de ter visto laranja mecânica - e de ter lido Skinner e Freud, um pouco - dá pra dizer que tá tudo lá: desde da discussão do significado de raspar o cabelo dos recos como instrumento de formação da massa, a manipulação da massa com a criação de laços entre a massa e o líder, toda a parte de resposta a estímulo da teoria do skinner, e de quebra uma trilha sonora DO CARALHO!!!

Outros pontos legais: descobrir que existe um Baldwin talentoso, entre as duas centenas de irmãos Baldwin que existe - o Adam Baldwin, que aliás, faz o papel do Animal Motherfucker, um marine doido, tipo Rambo, mas que, nas entrevistas, era o único LÚCIDO sobre o papel do Vietnã na Guerra, e o único que, apesar de demonstrar o contrário em suas ações, não era, em momento algum, manipulável, porque era o único "cowboy" do filme, com aquela nobreza de cavaleiro medieval, com os companheiros, nunca com o inimigo ou com as putas, e cérebro de minhoca. Nem o Mathew Modine, que é o personagem principal e, se você assiste pela primeira vez, acha o melhor do filme, pq é o reco principal. Fora Vincent D'onofrio dando show como o gordo incompetente e o Lee Ermey como o sargento sádico, papel tão marcante que o Lee Ermey tem hoje uma série sobre armas no history Channel, onde ele incorpora o sargento.

DO CARALHO!!!

Quem quiser,nossa (minha e da Kari) coleção Kubrick tem De Olhos Bem Fechados - que ainda não conseguia assistir inteiro porque o Tom Cruise fazendo cara de dor de barriga quando quer parecer cínico num dá - Laranja Mecânica, que é muito bom, mas é melhor se vc estudar psicologia antes - pelo menos ler Skinner e lembrar do rato do Pavlov - e, agora, Full Metal Jacket.
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Return to Cultura

cron